REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: análise das formas de identificação de educadores maranhenses junto à temática a partir da metodologia fo programa Escravo, nem Pensar!

Authors

  • Ariadna FERREIRA
  • Flávia Almeida MOURA

Keywords:

Trabalho Escravo Contemporâneo. Programa Escravo, nem Pensar!. Representações. Identificação.

Abstract

RESUMO: O estudo objetiva apresentar os resultados de pesquisa realizada junto a um grupo de educadores maranhenses, público da formação do programa Escravo, nem Pensar! (ENP!).
A pesquisa traz aspectos que apontam as formas como esse grupo se identifica com a temática do trabalho escravo contemporâneo a partir das representações dessa última nos materiais disponibilizados pelo ENP!. São ainda levantadas, no bojo desses resultados, as discussões
teóricas sobre representação e identificação (HALL, 2003, 2007, 2010).
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho Escravo Contemporâneo. Programa Escravo, nem Pensar!. Representações. Identificação.


ABSTRACT: This paper aims to present the results of a research carried out with a group ofeducators from the state of Maranhão, target group of a training of the Escravo, nem Pensar!(“Slavery, No Way!”) program. The research brings aspects that show the forms how thisgroup identifies with thematic of modern slavery from representations of this same thematic
in the materials made available by the “Slavery, No Way!”. The theoretical discussion about representation and identification are still raised in the context of these results (HALL, 2003, 2007, 2010).
KEYWORDS: Modern Slavery. “Slavery, No Way!” Program. Representations.
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Published

2022-03-30

How to Cite

FERREIRA, Ariadna; ALMEIDA MOURA, Flávia.
REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: análise das formas de identificação de educadores maranhenses junto à temática a partir da metodologia fo programa Escravo, nem Pensar!
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 22–42, 30 Mar. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19000. Acesso em: 16 nov. 2024.

Issue

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Artigos