A COMUNICAÇÃO NA LÓGICA TOYOTISTA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Keywords:
Comunicação e trabalho. Gestão do trabalho, Estratégias de comunicação, Toyotismo, Organizações empresariais.Abstract
RESUMO: Este artigo propõe pensar sobre a comunicação no contexto da atual lógica organizativa do trabalho, considerando que as transformações no mundo do trabalho são orientadoras de estratégias de comunicação direcionadas aos trabalhadores em empresas. Pressupõe-se que essa lógica, pautada, sobretudo, pelos princípios do toyotismo (modelo japonês de gestão do trabalho e da produção), engendra formas e usos de comunicação indispensáveis ao êxito de sistemas produtivos contemporâneos dentro do cenário de reestruturação do capitalismo. Neste caso, as prescrições de comunicação no trabalho estariam diretamente relacionadas à evolução das relações de produção admitidas pelas empresas modernas.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação e trabalho. Gestão do trabalho; Estratégias de comunicação; Toyotismo; Organizações empresariais.
ABSTRACT: This article proposes to think about the communication in the context of the current organizational logic of the work, considering that the transformations in the world of work are guiding communication strategies directed to workers in companies. It is assumed that the current organizational logic of work, guided mainly by the principles of toyotism (Japanese model of labor and production management), engenders forms and uses of communication indispensable for the success of contemporary productive systems within the scenario of capitalist restructuring. In this case, the prescriptions of communication in the work would be directly related to the evolution of the relations of production accepted by the modern companies.
KEYWORDS: Communication and work. Work management. Communication strategies. Toyotism. Organizations.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.