A contribuição da gravadora Tapecar para a popularização da música pop internacional no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n30.2022.12

Keywords:

Indústria fonográfica brasileira, Mercado fonográfico brasileiro na década de 1970, Música pop em língua inglesa no Brasil

Abstract

O presente trabalho aborda a gravadora Tapecar, no qual observa-se a sua contribuição para a difusão da música pop internacional no Brasil durante a década de 1970. O foco deste trabalho é no repertório internacional, majoritariamente soul music e disco music, observados por meio de textos, que indicam as ações da gravadora e seu contexto dentro da indústria fonográfica e de radiodifusão brasileira; além da observação de lançamentos fonográficos específicos, incluindo os realizados pela Som Livre que licenciaram fonogramas da Tapecar, e do uso dos fonogramas da gravadora observada na radiodifusão brasileira, especialmente na exibição nas telenovelas da Rede Globo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Johan Cavalcanti van Haandel

Doutor em Informação e comunicação em plataformas digitais pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, mestre em Comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e bacharel em Arte e mídia pela Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: j.haandel@ua.pt

References

AMARAL, A.; SOARES, T.; MONTEIRO, C. F. “What’s Going On é o Sgt. Pepper’s da soul music”: autonomia, cânone e valor numa lista de maiores álbuns da música. Comunicação, mídia e consumo. Vol.14, n.41, p.127-146. set./dez. 2017. Disponível em http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/1272/pdf

BAHIANA, A. M. Almanaque anos 70. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006

BARCINSKI, A. Pavões misteriosos: 1974-1983: a explosão da música pop no Brasil. 1ª reimp. São Paulo: Três Estrelas, 2014

BIG BOY. Top jovem. O Globo, Rio de Janeiro.

BIG BOY. Top jovem. O Globo, Rio de Janeiro, 25 nov. 1970

BIG BOY. Top jovem. O Globo, Rio de Janeiro, 05 set. 1972

BIG BOY. Top jovem. O Globo, Rio de Janeiro, 13 abr. 1973.

COSTA, M. L. M. A centralidade dos gêneros musicais nos estudos sobre consumo da música. Conexão - Comunicação e cultura. Vol.17, 2018, p. 111-129. Disponível em http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6557

DIAS, M. T. Os donos da voz. Indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000

LIMA, M. M. A. B. As majors da música e o mercado fonográfico nacional. Campinas, 2009, 268p. Tese. (Doutorado em sociologia) Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/280857/1/Lima_MarianaMont%27AlverneBarreto_D.pdf

MANOLO Camero. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa639125/manolo-camero

MARTEL, F. Mainstream: a guerra global das mídias e das culturas. Traduzido do francês por Clovis Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012

MILLARCH, A. Os brasileiríssimos discos do espanhol Manuel Camero. Estado do Paraná, Curitiba. 11 jan. 1976. Disponível em https://www.millarch.org/

MORELLI, R. C. L. Indústria fonográfica: um estudo antropológico. 2ª Ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009

NOPEM. Os 50 Mais Vendidos (LP, CS e CD), 1965 a 1999. Rio de Janeiro: NOPEM, 2000

NOSENGO, N. A extinção dos tecnossauros: história de tecnologias que não emplacaram. Traduzido do italiano por Regina Silva. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008

OLIVEIRA, C. J. P. Disco é cultura. A expansão do mercado fonográfico brasileiro nos anos 1970. Rio de Janeiro, 2018, 119p. Dissertação. (Mestrado em Bens culturais e projetos sociais). Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/24090

POE, P. [et. al.] Music of the 1960s: The Praxis of Ideological Change. Journal of social change. Vol.11, n.1, 2019. P.30-37. Disponível em https://scholarworks.waldenu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1235&context=jsc

SGRILLI, M. E. P. A dimensão sonora da televisão: o percurso do som nas telenovelas da TV Globo. São Paulo, 2017, 132p. Dissertação. (Mestrado em ciências) Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. Disponível em https://bdpi.usp.br/item/002879126

SHUKER, R. Popular music: The key concepts. 4ª Ed. Londres; Nova York: Routledge, 2017

STRAUBHAAR, J. D.; LAROSE, R. Comunicação, mídia e tecnologia. Traduzido do inglês por José Antônio Lacerda Duarte. São Paulo: Thomson Learning, 2004

TOLEDO, H. M. S. T. Som Livre: As trilhas sonoras das telenovelas e o processo de difusão da música. Araraquara, 2010, 362p. Tese. (Doutorado em sociologia) Faculdade de ciências e letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/106230/toledo_hms_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y

VALENTE, H. A. D. Parlando d’amore: O universo musical de Dick Danello. In: VALENTE, H. A. D. (Org.) A canção romântica no Brasil dos “anos de chumbo”: Paisagens sonoras e imaginários na cultura midiática. São Paulo: Letra e Voz, 2018. P.23-35.

VAN HAANDEL, J. C. A importância da Rede Globo na difusão dos sucessos das pequenas gravadoras brasileiras entre 1971 e 1975. Ação midiática. N.21. P.244-262, 2021. Disponível em https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/71598/42901

___________________. Considerações sobre o cenário das gravadoras envolvidas nas trilhas de telenovelas após a inclusão da música internacional: Estudo de caso das trilhas sonoras internacionais das telenovelas brasileiras da década de 1970. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 41, 2018, Joinville. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Joinville: Intercom, 2018. P.1-15. Disponível em http://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0362-1.pdf

____________________. Mapeamento das emissoras de rádio e gravadoras envolvidas na produção de coletâneas de sucessos internacionais nos anos 70. In: RADDATZ, V. L. S. [et. al.] Rádio no Brasil: 100 anos de história em (re)construção. Ijuí: Ed. Unijuí, 2020. P.152-168

VICENTE, E. Da vitrola ao iPod: Uma história da indústria fonográfica do Brasil. São Paulo: Alameda, 2014

Published

2022-12-29

How to Cite

HAANDEL, Johan Cavalcanti van.
A contribuição da gravadora Tapecar para a popularização da música pop internacional no Brasil
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 30, p. 27–40, 29 Dec. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19986. Acesso em: 16 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos