Construindo um modelo de streaming no Brasil? Uma breve análise do Globoplay
DOI:
https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.19Palabras clave:
Audiovisual, streaming, estudos de plataforma, Brasil, Globoplay.Resumen
As plataformas de streaming estão cada vez mais presentes na sociedade. Os Estudos de Plataforma indicam que devemos evitar o termo “impacto tecnológico” para descrever esse atual momento, pois vivenciamos um complexo emaranhado de algoritmos e práticas que remodelam as ações dos consumidores. Verificando a construção de um modelo de streaming no Brasil, voltamos nosso olhar para o Globoplay, uma plataforma brasileira criada pelo Grupo Globo, em 2015. Com o intuito de compreender como vem sendo inserido o modelo no país, observamos tal serviço de streaming por meio das perspectivas teóricas abordadas por Santaella (2013); Ladeira (2016); Parker, Alstyne, Choudary (2016); e d’Andréa (2020).
Constructing a streaming model in brazil?: a short analysis of the globoplay platform
Abstract
Streaming platforms are increasingly present in society. Platform Studies indicate that we should avoid the term “technological impact” to describe this current moment, as we experience a complex tangle of algorithms and practices that reshape consumer actions. When verifying the construction of a streaming model in Brazil, we observe Globoplay, a Brazilian platform created by Grupo Globo in 2015. In order to understand how the model has been built in the country, we observe such streaming service through theoretical approaches addressed by Santaella (2013), Ladeira (2016), Parker, Alstyne, Choudary (2016) and d'Andréa (2020).
Keywords: Audiovisual; streaming; platform studies; Brazil; Globoplay.
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