SILÊNCIOS E PAISAGENS SONORAS NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
Palabras clave:
Cinema Brasileiro, Cinema Contemporâneo, Paisagens Sonoras, Sound Studies.Resumen
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo investigar as camadas sonoras de três filmes do cinema contemporâneo brasileiro: “Estrada Para Ythaca”, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti, “A Fuga da Mulher Gorila”, de Felipe Bragança e Marina Meliande, e “Morro do Céu”, de Gustavo Spolidoro. Estes filmes se caracterizam pela predominância de ambiências sonoras que situam o filme num clima de sugestão que se afasta de uma
mera vinculação de ordem narrativa. Numa busca por uma paisagem sonora singular, a partir de seus silêncios, na composição de um certo minimalismo, apontam para uma poética do sublime.
PALAVRAS‐CHAVE: Cinema Brasileiro; Cinema Contemporâneo; Paisagens Sonoras; Sound Studies.
ABSTRACT
This paper aims to investigate the sound ambience of three Brazilian contemporary feature films: "Estrada para Ythaca" by Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes and Ricardo Pretti, "A Fuga da Mulher Gorila,", by Felipe Bragança and Marina Meliande , and "Morro do Céu" by Gustavo Spolidoro. These films are characterized by the predominance of sound
ambiences that situate the film in an atmosphere of suggestion that departs from a mere linking narrative order. In a search for a unique soundscape, from their silences, the composition of a certain minimalism points to a poetics of the sublime.
KEYWORDS: Brazilian Cinema; Contemporary Cinema; Soundscape; Sound Studies.
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