MUSEU VIRTUAL COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE OS PÚBLICOS E AS ORGANIZAÇÕES: PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE MUSEU VIRTUAL APLICADA AO CENTRO DE MEMÓRIA BUNGE.
Palabras clave:
Museu Virtual. Estratégia. Cibercultura. Web 2.0.Resumen
Resumo: O museu virtual como estratégia de aproximação entre as organizações e seus públicos. Discute-se a cibercultura e seus diferentes meios de transmissão e compartilhamento de informações e arquivos, possibilitando o desenvolvimento do conhecimento em conjunto e que esteja disponível a todos os indivíduos. Apresenta-se a Web 2.0 como facilitadora desse processo por meio da criação de novas estratégias comunicativas/ interativas entre públicos-organizações. Evidencia-se o museu virtual, disponibilizado no ciberespaço, como local onde são apresentadas e compartilhadas a história e as memórias de uma organização e seus membros por meio de arquivos digitais de texto, imagem e som em formatos diversos como: fotos, vídeos, entrevistas, depoimentos e exposições. Propõem-se critérios de análise qualitativa que são empiricamente aplicados ao Centro de Memória BUNGE de modo a comprovar as possibilidades dos mesmos.
Palavras - chave: Museu Virtual. Estratégia. Cibercultura. Web 2.0.
Abstract: The virtual museum as a strategy of approchement between the organizations and their audiences. It discusses the cyberculture and its different modes of transmission and sharing of information and files, enabling the development of knowledge together and that is available to all individuals. It presents a Web 2.0 as a facilitator of this process through the creation of new communication strategies/interactive between public organizations. It is evident the virtual museum available in cyberspace as a place where they are presented and shared the history and memories of an organization and its members by means of digital files of text, image and sound in various formats such as photos, videos, interviews, testimony and exhibits. We propose criterion for qualitative analysis that is empirically applied to the Memory Center in order to prove the possibilities of them.
Keywords: Virtual Museum. Estrategy. Cyberculture. Web 2.0
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.