O IMAGINÁRIO E O SIMBÓLICO NO FOTODOCUMENTARISMO DE CONFLITO: o discurso visual nas imagens artísticas da guerra civil no Congo
Palabras clave:
Fotografia documental. Guerra. Arte. Imaginário. Simbólico.Resumen
Resumo - Este trabalho apresenta uma alternativa interpretativa às imagens fotográficas que ao longo da história foram credenciadas a representar fielmente o real. Para longe dessa crença, a incorporação de elementos estéticos, provindos da arte contemporânea, atravessam o fotodocumentarismo de guerras a ponto de evidenciar o ponto de vista do fotógrafo, antes negado pela objetividade do regime clássico da imagem-índice. O ensaio artístico Infra (2010-2011) de Richard Mosse exemplifica essa tendência na nova configuração da linguagem imagética em zonas de conflitos. A partir do discurso visual e da análise morfológica do clichê fotográfico foi possível verificar as possibilidades emergentes advindas do imaginário do produtor e o consequente engajamento político do sujeito através da arte e da fotografia-expressão.
Palavras-chave: Fotografia documental. Guerra. Arte. Imaginário. Simbólico.
Abstract - This paper presents an interpretive alternative to photographic images that throughout history have been accredited to accurately represent the real. Away from this belief, the incorporation of aesthetic elements, stemmed contemporary art, cross the documentary photography wars about to show the photographer's point of view before denied the objectivity of the classical system image index. Artistic essay Infra (2010-2011) Richard Mosse exemplifies this trend in the new configuration of imagery language in conflict zones. From the visual discourse and morphological analysis of the photographic cliche was possible to verify the emerging opportunities resulting from the imaginary´s producer and the consequent political engagement of the subject through art and photography-expression.
Keywords: Documentary photography. War. Art. Imaginary. Symbolic.
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