O NOVO PROJETO EDITORIAL DA FOLHA DE S.PAULO: os mitos da objetividade e da pluralidade de sentidos

Autores/as

  • Carolina Moura KLAUTAU

Palabras clave:

Comunicação. Jornalismo. Projeto Editorial da Folha de S. Paulo. Mito.

Resumen

RESUMO: Buscamos um olhar sobre o novo projeto editorial da Folha de S.Paulo, lançado em 30 de março de 2017, tendo em vista, particularmente, a objetividade e a pluralidade de sentidos como mitos, na perspectiva de Roland Barthes em Mitologias (2003). Selecionamos três matérias publicadas no site da Folha sobre rebeliões em presídios no nordeste do país, no início de 2017, para entender como a objetividade é praticada e para investigar se a Folha é um jornal que dá voz aos vários personagens envolvidos no fato. Nossa conclusão, após leitura das matérias, é que objetividade e pluralidade de sentidos são dois mitos dentro do novo projeto editorial do jornal.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação. Jornalismo. Projeto Editorial da Folha de S. Paulo. Mito.

ABSTRACT: We look for a point of view about the new Folha de S.Paulo‟s editorial project, released in 30th March 2017. We are particularly interested in objectivity and plurality of senses as myths, in a Roland Barthes‟s Mitologias (2003) perspective. Three articles published in Folha‟s website were chosen to find out how they practice objectivity and if Folha is a newspapper that listen to the many voices envolved in the facts. The subject of the articles is a rebellion, in the begining of 2017, that took place in prisons in the Northeast of Brazil. What we find out, after reading the articles, is that objectivity and plurality of senses are both myths in the Folha de S.Paulo‟s editorial projetc.

KEYWORDS: Communication. Journalism. Folha de S.Paulo‟s editorial project. Myth.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Moura KLAUTAU


Carolina Moura KLAUTAU

Publicado

2022-04-01

Cómo citar

MOURA KLAUTAU, Carolina.
O NOVO PROJETO EDITORIAL DA FOLHA DE S.PAULO: os mitos da objetividade e da pluralidade de sentidos
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 37–51, 1 abr. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19019. Acesso em: 16 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos