Mobilização popular contemporânea
lulaços, flashmobs e bomba semiótica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n31.2023.7Palabras clave:
Flashmobs, Bomba semiótica, LulaçosResumen
Flashmobs são organizados pelas mídias sociais e potencializados pelas ferramentas de internet capazes de difundir, ao maior número de pessoas possível, e de forma rápida, pauta e ideais do grupo. Com isso, muitas pessoas se aglutinam em volta da execução de uma ação. O objetivo do trabalho é explorar as linhas conceituais deste fenômeno e a sua relação com a noção de identificação e psicologia de grupos, passando-se pela exploração dos eventos conhecidos como Jornadas de Junho, além de conceitos acerca da bomba semiótica, buscando-se ressaltar os meios modernos de comunicação, para mobilizações como flashmobs e os lulaços. O fenômeno do flashmob importa tanto para a área de publicidade e marketing, quanto para a política. Freud, ao refletir sobre a sugestionabilidade, apontou a libido, que estaria camuflada na sugestionabilidade. O que mais chamava atenção do autor, é a forma de identificação na qual há o desejo de se colocar no lugar do outro, de estar na mesma situação. No Brasil, as chamadas “Jornadas de Junho”, de 2013, apresentaram bombas semióticas como as imagens dos black blocs incendiando latas de lixo e quebrando vidraças. As novas ferramentas comunicacionais permitem um processo de territorialização e desterritorialização. Ainda, no Brasil, é possível destacar os Lulaços, que são flashmobs de pauta político-partidária, observados a partir de 2018, em várias cidades do país, que buscavam, na bomba semiótica, uma estratégia de difusão de suas pautas.
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