A INDÚSTRIA CULTURAL APLICADA À REVISTA BRAVO!

Autores/as

  • Micaela Lüdke Rossetti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

comunicação, indústria cultural, jornalismo de arte, BRAVO!.

Resumen

Uma indústria que propaga a ideologia das classes dominantes; reproduz a estrutura da sociedade capitalista; transforma a cultura em mercadoria; e padroniza e cria estereótipos ao mesmo tempo em que sente necessidade de produtos novos e individualistas. Este trabalho pretende estudar o fenômeno da indústria cultural no jornalismo de arte brasileiro, a partir de conceituações desenvolvidas pelos teóricos da Escola de Frankfurt, principalmente Theodor Adorno e Max Horkheimer, e pelo sociólogo francês Edgar Morin. Para tal, propõe-se um estudo de caso em que, através da análise de conteúdo, será explorada uma edição da revista BRAVO! com o objetivo de identificar a presença da indústria cultural na publicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Micaela Lüdke Rossetti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM – PUCRS). Bolsista CNPq. Orientador: Prof. Dr. Juremir Machado da Silva.

Cómo citar

ROSSETTI, Micaela Lüdke.
A INDÚSTRIA CULTURAL APLICADA À REVISTA BRAVO!
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 19, n. 15, 2 jun. 2015 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3494. Acesso em: 16 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos