A DIFUSÃO TECNOLÓGICA NA GÊNESE DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Mots-clés :
Difusionismo, Comunicações, Agronegócio, Revolução verde, Extensão ruralRésumé
Este artigo analisa o processo da difusão tecnológica na gênese do agronegócio brasileiro como parte de uma estratégia global para asseverar a expansão do capitalismo nos países em desenvolvimento. Neste ínterim, destaca as motivações geopolíticas e econômicas nacionais e internacionais, o papel do Estado, as teorias comunicacionais empregadas, o papel legitimador da mídia de massa e os efeitos da modernização conservadora, decorrentes da interface entre produção intelectual e material.
Palavras-chave: Difusionismo. Comunicações. Agronegócio. Revolução verde. Extensão rural.
Abstract
This article analyzes the process of technological diffusion in the genesis of Brazilian agribusiness as part of a global strategy to assert the expansion of capitalism in developing countries. In the meantime, it emphasizes the national and international geopolitical and economic motivations, the role of the State, the communitarian theories employed, the legitimating role of mass media and the effects of conservative modernization, arising from the interface between intellectual and material production.
Keywords: Diffusionism. Communications. Agribusiness. Green revolution. Rural extension.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2018
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.