A NOTÍCIA EM JOGO: análise da possibilidade de jornalismo em Valiant Hearts
Mots-clés :
Jogos, Jornalismo, Newsgame, Valiant HeartsRésumé
O presente trabalho aborda jogos digitais como possível plataforma jornalística levantando os aspectos teóricos do jornalismo com base em Alsina (2009) e Bahia (1990). A seguir, aborda os aspectos teóricos de jogos com ajuda de Rouse III (2005) e Salen e Zimmerman (2003), trazendo presente elementos newsgames apresentados por Bogost, Ferrari e Schweizer (2007). O objetivo é realizado a partir da análise jornalística de Valiant Hearts, jogo comercial produzido pela Ubisoft e lançado em 2014. Esta análise é dividida em 2 partes: descrição do objeto e análise segundo o Serious Game Design Assessment Framework, desenvolvido por Alvarado e Mitgutsch, e considerações com base na pesquisa bibliográfica levantada.
Palavras-chave: Jogos. Jornalismo. Newsgame. Valiant Hearts.
Abstract
The present work deals with digital games as a possible journalistic platform raising the theoretical aspects of journalism based on Alsina (2009) and Bahia (1990). Then, discusses the theoretical aspects of games with the help of Rouse III (2005) and Salen and Zimmerman (2003), bringing elements from newsgames presented by Bogost, Ferrari and Schweizer (2007). The objective is to analyze Valiant Hearts, a commercial game produced by Ubisoft and launched in 2014. This analysis is divided into 2 parts: description of the object and analysis according to the Serious Game Design Assessment Framework developed by Alvarado and Mitgutsch, and considerations based on the bibliographical research raised.
Keywords: Games. Journalism. Newsgame. Valiant Hearts.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2018
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.