CULTURA DA CONEXÃO E SEGUNDA TELA: a expansão dos laços sociais por meio da interação

Auteurs-es

  • Adriélle Lopes de Sousa

Mots-clés :

Segunda tela, Laço social, Televisão, Twitter, Interação

Résumé

Os estudos que abrangem os conceitos sobre laços sociais têm sido discutido por diversos autores em diferentes áreas do saber. Com a intenção de compreender a expansão dos laços sociais no ambiente digital considera-se pertinente a discussão sobre a temática a partir de uma análise exploratória do comportamento dos usuários do microblog Twitter durante a transmissão de um programa televisivo Amor E Sexo, portanto, esta pesquisa consiste em um estudo de caso. Verificou-se que a expansão do laço social é feita a partir da complementaridade entre os meios e os atores sociais, e que o processo de interação social em rede se caracteriza com divisão do laço social devido a multiplicidade da mensagem.

Palavras-chave: Segunda tela. Laço social. Televisão. Twitter. Interação.

Abstract

The studies that address the concepts of social bonds have been discussed by several authors in different areas of knowledge. In order to understand the expansion of social links in the digital environment, it is pertinent to discuss the topic from an exploratory analysis of the behavior of users of the Twitter microblog during the transmission of a TV program Amor E Sexo, therefore, this research consists of a study of case. It was verified that the expansion of the social bond is made from the complementarity between the media and the social actors, and that the process of social interaction in network is characterized by the division of the social bond due to the multiplicity of the message.

Keywords: Second screen. Social bond. TV. Twitter. Interaction.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-12-28

Comment citer

SOUSA, Adriélle Lopes de.
CULTURA DA CONEXÃO E SEGUNDA TELA: a expansão dos laços sociais por meio da interação
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 13, n. 21, p. 145–163, 28 déc. 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/10432. Acesso em: 16 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa