CORPOS PLASTIFICADOS: autenticidade e reality shows de intervenção corporal

Auteurs-es

  • Cecília LEITE

Mots-clés :

Autenticidade. Reality Shows. Cirurgia plástica, Corpo, Tecnologia.

Résumé

RESUMO: Este artigo focaliza a questão da autenticidade nos reality show de cirurgia plástica, sublinhando seus reflexos nos processos de produção das subjetividades contemporâneas. Por intermédio da análise de episódios do programa Extreme Makeover, pretende‐se observar os indícios de alterações na noção de autenticidade contidas nos depoimentos dos participantes, que apontam para uma autenticidade associada ao artifício. Para efeito de análise, traçaremos um paralelo com o cinema, através da fala de uma personagem polêmica de um dos filmes de Almodóvar, que encarna com nitidez a proposta de autenticidade de uma sociedade tecnológica que vincula os corpos não mais (e apenas) à natureza, mas à história e à cultura.
PALAVRAS‐CHAVES: Autenticidade. Reality Shows. Cirurgia plástica, Corpo, Tecnologia.

ABSTRACT: This article focuses on the issue of authenticity in plastic surgery reality shows, highlighting its impacts on the process of constitution of contemporary subjectivities. Through the analysis of Extreme Makeover´s episodes, we intend to observe indications of changes in the notion of authenticity that come out of the statements of its participants, pointing to an authenticity connected to artificiality. For analysis purposes, we draw a
parallel with the cinema by choosing a character from one of Almodóvar´s controversial films, which clearly embodies the proposition of authenticity in a technological society, the one that links the body, not to nature anymore, but to history and culture.
KEY‐WORDS: Authenticity. Reality shows. Plastic Surgery. Body. Technology.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2022-01-17

Comment citer

LEITE, Cecília.
CORPOS PLASTIFICADOS: autenticidade e reality shows de intervenção corporal
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 47–72, 17 janv. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/18532. Acesso em: 16 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos