AMBIGUIDADE EM JOGO DE CENA
Mots-clés :
ambiguidade, duplo vínculo, mise-en-scène.Résumé
Resumo: O presente trabalho investiga o modo como o documentário Jogo de cena (2007), de Eduardo Coutinho, elabora uma ambiguidade entre documentário e ficção, vida e encenação, ao romper com as regras do jogo estabelecido junto ao espectador. O artigo analisa a mise-en-scène documentária a partir das noções de duplo vínculo, de Gregory Bateson, e das reflexões sobre a representação do eu na vida cotidiana formuladas por Erving Goffman, entre outros autores, para analisar o modo como a mensagem construída pelo filme apresenta armadilhas dispostas para o interlocutor.
Palavras-chave: ambiguidade; duplo vínculo; mise-en-scène.
Abstract: This paper is aimed at investigating how the documentary Jogo de Cena (2007) by Eduardo Coutinho elaborates an ambiguity relationship between documentary and fiction, real life and roleplay, when it has broken up the game rules set up to spectator. This work analyses the documentary mise-en-scène according to the double bind notions, by Gregory Bateson and the reflexions about the representations of self in everyday life by Erving Goffman, among others, in other to analyze how the message built by the film sets traps disposed by the interlocutor.
Keywords: Ambiguity; double bind; mise-en-scène.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.