DAS TULHAS À TIQUIRA: UM OLHAR SOCIAL SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO POPULAR NA FEIRA DA PRAIA GRANDE
Mots-clés :
olkcomunicação, Cultura popular, Identidade, Feira da Praia Grande.Résumé
RESUMO: Desde a década de 1960, iniciou-se uma preocupação com a discussão das formas de comunicação a partir da perspectiva popular, ou seja, como se estabelecem as estratégias de comunicação no contexto da cultura popular. A Folkcomunicação, como ficou conhecida a escola teórica inaugurada pelo pernambucano Luiz Beltrão, sendo utilizada neste trabalho
para nortear a identificação e análise das expressões de comunicação popular na Feira da Praia Grande, em São Luís-MA. Desse modo, e m Das Tulhas à Tiquira: um olhar social sobre as estratégias de comunicação popular na Feira da Praia Grande trazemos à discussão, além da Folkcomunicação, questões acerca dos conceitos de pós-modernidade, cultura e identidade, com o objetivo de reconhecer a influência da comunicação popular no processo de constituição das identidades dos sujeitos/feirantes que formam o espaço social da Feira da Praia Grande.
PALAVRAS-CHAVE: Folkcomunicação, Cultura popular, Identidade, Feira da Praia Grande.
ABSTRACT: Since the 1960s, it has been established some worries with the discussion about the forms of communication from popular perspective, that is, how to set up communication strategies based on the context of the popular culture. The Folk communication, as it was known the theoretical school established by the Pernanbucano Luis Beltrão, being used on this assignment to guide the identification and analysis of popular communication expressions at Praia Grande Fair, in the city of São Luis, state of Maranhão. Thus, in Das Tulhas to Tiquira: a social vision about the popular communication strategies at Praia Grande fair we bring up to discussion, beside the folk communication, questions about concepts of post modernity, culture and identity, aimed at recognizing the influence of the popular communication in the process of constitution on the identities of the subject /seller make up the social environment at Praia Grande Fair.
KEYWORDS: Folk communication, popular culture, identity, Praia Grande Fair.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.