PROPRIEDADE CRUZADA: DISTRIBUIÇÃO DE CONCESSÕES DE RÁDIO E TELEVISÃO, FORMAÇÃO DE GRUPOS DE MÍDIA E (RE)ESTRUTURAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICO
Mots-clés :
Mídia. Concessões de rádio e televisão. Propriedade Cruzada.Résumé
RESUMO: Este artigo apresenta resultado parcial da pesquisa Mídia, política e (e)leitores: mudanças políticas, formação de grupos de comunicação e produção de instâncias de interlocução na sociedade maranhense, realizada no período de 2008 a 2010. A distribuição de concessões de rádio e televisão, sobretudo a partir dos anos oitenta, possibilitou o surgimento de novos agentes sociais no espaço público, mas os interesses políticos e a propriedade cruzada dos canais de comunicação impediram a ampliação dessa possibilidade. O levantamento da propriedade cruzada no Estado do Maranhão confirma essa hipótese.
PALAVRAS-CHAVE: Mídia. Concessões de rádio e televisão. Propriedade Cruzada.
ABSTRACT: This paper presents partial result of the research Media, politics and (e)lectors: political changes, establishment of groups of communication and production of instances of dialogue in the society of the state of Maranhão, held in the period 2008 to 2010. The distribution of radio and television concessions, especially since the eighties, allowed the emergence of new social actors in public space, but the political interests and cross-ownership of the communication channels prevented the expansion of this possibility. The survey of cross-ownership in the state of Maranhão confirms this hypothesis.
KEYWORDS: Media. Radio and television concessions. Cross-ownership.
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