DOCUMENTÁRIOS E A FRAGMENTAÇÃO NARRATIVA: ENTREVISTA COM SÍLVIO DA-RIN
Mots-clés :
documentário, autoria, registro, intervençãoRésumé
RESUMO – Militante e cineclubista na época ditatorial no Brasil, fato que o beneficiou na autoria de seu filme sobre o seqüestro do embaixador americano na década de 1960, Hercules 56 (2006), Sílvio Da-Rin esteve à frente da ABD – Associação Brasileira de Documentaristas do Rio de Janeiro por duas gestões, sendo uma liderança carismática nesse meio. Ainda que
tenha trabalhado com o áudio de mais de 150 filmes, é no campo do documentário que seu nome tem sido mais associado atualmente, pela publicação do citado livro Espelho Partido – tradição e transformação no documentário. Teve um filme premiado em Leipzig, na Alemanha, Igreja da Libertação (1985), exerceu o cargo de secretário do audiovisual no Ministério da Cultura (Minc), e está em fase de produção de mais um documentário sobre os Sertanistas, na floresta Amazônica.
PALAVRAS-CHAVE – documentário, autoria, registro, intervenção
ABSTRACT – Militant and film exhibitor at that dictatorial era in Brazil, fact that benefitted him in the authorship of his film on the American ambassador's kidnapping act in the decade of 1960, Hercules 56 (2006), Sílvio Da-Rin was ahead of ABD – Brazilian Association of non-fictional film makers of Rio de Janeiro for two administrations. Although he has worked
with the audio of more than 150 films, it is in the field of the documentary film that his name has been associated now, for the publication of the very mentioned book Espelho Partido – tradição e transformação no documentário. He had a winning film in Leipzig, Germany, Igreja da Libertação (1985), and exercised the function of the audiovisual secretary´s position in the Ministry of the Culture (Minc). He´s now in production phase of one more documentary on Sertanistas, in the Amazonian forest.
KEY WORDS - documentary, authorship, recording, intervention
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