PODER, COMUNICAÇÃO E SUBJETIVIDADE: DAS ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIDADE À ANÁLISE CRÍTICA DA AÇÃO COMUNICATIVA

Auteurs-es

  • FRANCISCO GONÇALVES DA CONCEIÇÃO

Mots-clés :

Poder, comunicação, subjetividade, espaço público

Résumé

RESUMO: O propósito deste texto é refletir sobre os efeitos provocados pela confusão entre as estratégias de legitimidade e a análise crítica da ação a partir da transposição para o ambiente acadêmico da primeira em detrimento da segunda. Um dos efeitos desse movimento é a supressão do debate sobre as disputas de poder e saber na constituição dos
espaços sociais. Para enfrentar a questão, este artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre poder, comunicação e subjetividade a partir das categorias de mediação e espaço público.


PALAVRAS-CHAVE: Poder, comunicação, subjetividade, espaço público


ABSTRACT: The purpose of this work is to ponder the effects of the analysis
subordination to the strategies of legitimation in the communication actions. One of the effects of this academic and professional current is the suppression in the debate of the role of power and knowledge struggles in the constitution of the social and simbolic spaces. To confront this problem, this articles brigs a reflection about the relations between power, communication and subjectivity, having in mind the categories of mediation and public space.


KEY WORDS: Power, communication, subjectivity, public space.

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Publié-e

2022-02-02

Comment citer

CONCEIÇÃO, FRANCISCO GONÇALVES DA.
PODER, COMUNICAÇÃO E SUBJETIVIDADE: DAS ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIDADE À ANÁLISE CRÍTICA DA AÇÃO COMUNICATIVA
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 222–232, 2 févr. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/18697. Acesso em: 16 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Comunicações Científicas