A NARRATIVA TRANSMÍDIA NO UNIVERSO DO PERSONAGEM BATMAN EM DIFERENTES PRODUTOS MIDIÁTICOS
Mots-clés :
Comunicação. Narrativa transmídia. Personagem. Batman.Résumé
RESUMO: O artigo tem como objetivo analisar a narrativa transmídia no universo ficcional do herói Batman (1939), e como objetivos específicos: analisar o personagem Batman em diferentes produtos midiáticos; e analisar as especificidades dos quadrinhos, séries de televisão, filmes de cinema, game e filmes publicitários do personagem. A pesquisa se classifica como descritiva na qual se faz uma análise da narrativa, do personagem e dos elementos utilizados em cada obra. Os resultados alcançados apresentam que o universo Batman foi sofrendo alterações em relação aos elementos da narrativa como forma de adaptar-se aos anos e às diferentes audiências durante as décadas.
PALAVRAS-CHAVE:Comunicação. Narrativa transmídia. Personagem. Batman.
ABSTRACT: This article aims to analyze the transmedia storytelling in the fictional universe of the hero Batman (1939), and as specific objectives: to analyze the Batman character in different media products; and analyze the specificities of the comics, television series, movies, game and commercial movies from the character. The research is classified as descriptive, in which is made an analysis of the narrative, character and the elements used in each work chosen for the study. The achieved results show that the Batman universe has been through changes with regard to the narrative elements in order to adapt to the years and the different audiences over the decades.
KEYWORDS:Communication. Transmedia storytelling. Character. Batman.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.