POR UM CINEMA NEGRO: Quilombo dos Marques contra construtora Queiroz Galvão
Mots-clés :
Cinema. Quilombo. Vídeo nas Aldeias. Barragem. Ensino audiovisual.Résumé
RESUMO: O presente artigo compartilha a experiência de realização de uma oficina audiovisual no quilombo dos Marques e apresenta conexões do cinema quilombola com o cinema indígena. Dedica-se também em detalhar a metodologia utilizada na oficina, ressaltando a importância de ações de extensão universitária que façam transferência de tecnologias sociais, neste caso o cinema. Também relaciona o longa-metragem produto da oficina, que condensa a história dos Marques, com os estudos de Didi-Huberman acerca do método benjaminiano de se escovar a história a contrapelo e também com a contemporaneidade dos Marques, à luz da filosofia de Giorgio Agamben.
PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Quilombo. Vídeo nas Aldeias. Barragem. Ensino audiovisual.
ABSTRACT: This paper shares the realization experience of an audiovisual workshop at Quilombo dos Marques. It also presents the quilombo movie connections with indigenous film. It is also dedicated in detail the methodology used in the workshop, emphasizing the importance to university extension actions that make transfer of social technologies, in this case film making. It relates the feature film product of the workshop, which condenses the history of Marques, with Didi-Huberman studies about Walter Benjamin’s method to brush history against the grain and also the contemporaneity of Marques, in the light of the philosophy of Giorgio Agamben.
KEYWORDS: Cinema. Quilombo. Vídeo nas Aldeias. Dam. Audiovisual learning.
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