EDITORIAIS DE O ESTADO DO MARANHÃO E O IMAGINÁRIO ANTICOMUNISTA NAS ELEIÇÕES DE 2014
Mots-clés :
Comunicação, Imaginário, Eleições, Agendamento, Enquadramento.Résumé
RESUMO: Este artigo analisa os editoriais dominicais do jornal O Estado do Maranhão no período eleitoral de 2014 a fim de identificar os enquadramentos utilizados para caracterizar o candidato que liderava as pesquisas. A partir da Análise de Conteúdo Temática, identificamos a tentativa de agendamento do imaginário anticomunista a partir de atributos negativos para caracterizar o personagem político em questão. Verificamos nesse contexto que, inicialmente, tal caracterização acontece de maneira discreta e, ao longo das semanas, vai se intensificando na tentativa de relacionar o candidato à violência, ao crime organizado e detentor de objetivos ocultos ao eleitor.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação; Imaginário; Eleições; Agendamento; Enquadramento.
ABSTRACT: This article analyzes Monday‟s O Estado do Maranhão editorials during 2014‟s elections, observing the frames used by the newspaper to identify the candidate who led the voting polls. Using the Content Analysis methodology, was possible to detect the attempted of Agenda-Setting related to anticommunism imaginary. We observed that, initially, this characterization occurred discreetly. But, after some weeks, it was intensified and the newspaper‟s editorials tried relate the candidate to violence, crime and occulted objectives. KEY-WORDS: Communications; Imaginary; Elections; Agenda-Setting; Framing.
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