DOCUMENTÁRIOS PARA REALIDADE VIRTUAL E ALTERIDADE: transformações na representação e percepção do outro em narrativas documentais imersivas
Mots-clés :
Documentário, Realidade Virtual, Ambientes Imersivos, Identidade, Alteridade.Résumé
RESUMO: Mantendo uma relação intrínseca com outras áreas como a fotografia, a informática, a pintura, e até mesmo com o vídeo e os jogos digitais, a realidade virtual se tornou destaque entre as novas possibilidades das mídias audiovisuais. Nesse sentido, a fim de estabelecer um diálogo a respeito da dinâmica entre as mídias e a tecnologia na sociedade contemporânea, o presente estudo reflete a respeito da relação entre a imagem, o sujeito e o objeto em ambientes imersivos, pontuando brevemente dois exemplos de documentários para realidade virtual, The Displaced (2015) e We Who Remain (2017), que tematizam realidades de espaço público tensionado, promovendo através das obras uma nova forma de percepção da alteridade.
PALAVRAS-CHAVE: Documentário; Realidade Virtual; Ambientes Imersivos; Identidade; Alteridade.
ABSTRACT: Maintaining an intrinsic relationship with other areas such as photography, computer science, painting and even with video and games, virtual reality has turned into a highlight among new possibilities of audiovisual media. Thus, in order to establishing an academic dialogue about the dynamics between media and technology in contemporary society, this study reflects on the relation between the image, the subject and the object in immersive environments, briefly marked by two examples of documentaries for virtual reality, The Displaced (2015) and We Who Remain (2017), that brings themes of realities of tensioned public space, revealing through these audiovisual works a new form of perceiving alterity.
KEYWORDS: Documentaries; Virtual Reality; Immersive Environments; Identity; Alterity.
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