A PERSPECTIVA ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NOS ESTUDOS DA COMUNICAÇÃO: uma revisão literária do cenário Paulista
Mots-clés :
Teorias da Comunicação. Relações Públicas. Revisão Literária. Cenário Paulista.Estratégia.Résumé
Levamos a cabo uma revisão literária por meio de uma pesquisa bibliográfica parcial da área de Relações Públicas de 2008 a2012, a fim de identificar as reflexões científicas que sustentam o surgimento de um “novo” paradigma no cenário paulista. Inicialmente, apresentamos como surgiram os primeiros pensamentos científicos em comunicação, os quais estão ligados a diversas Teorias que tentam explicar o surgimento e a
edificação da comunicação de massa. Em seguida, mostramos em que ponto dos estudos comunicacionais se iniciou o pensamento científico em Relações Públicas, trazendo à baila seu desenvolvimento nos Estados Unidos, sua chegada ao Brasil e os contornos próprios que a área ganhou em território nacional, assim como a situação na qual se encontra.
Palavras-chave:Teorias da Comunicação. Relações Públicas. Revisão Literária. Cenário Paulista.Estratégia.
ABSTRACT: We intend to conduct a literature review in Public Relations from 2008 to 2012 in order to identify the scientific considerations that support the emergence of a "new" paradigm scene in São Paulo. Therefore, originally, we present how the first scientific thoughts arose in communication, which are linked to the various Communication Theories that attempt to explain the emergence and building of mass communication. Then, we show in which point the communication studies began scientific thinking in Public Relations, bringing up its birth and development in the United States of America (USA), its arrival in Brazil and the contours themselves that the area earned in the national territory as well as the situation in which it is today. We conduct a literature search and focus our analysis on authors that we believe they sustain this supposed "new" paradigm of Public Relations trampled on a strategic vision in São Pauloscene, namely: Cesca (2008), Ferrari e França (2009), Farias (2011) e Schmidt(2011).
Keywords: Communication Theories. Public Relations. Literature Review. São Paulo Scene. Strategy.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2014
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.