Comunicação em Ouvidoria

um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais

Auteurs-es

  • Pedro Germano Nobre Neto
  • Flávia de Almeida Moura Universidade Federal do Maranhão

DOI :

https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n32.2023.12

Mots-clés :

Ouvidoria Pública, Práticas comunicativas, Comunicação organizacional, Modelo

Résumé

Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou entender as práticas comunicativas da Rede de Ouvidorias da Ebserh, sob a ótica da tríade manifestação de Ouvidoria, pesquisa de satisfação e acesso à informação, na perspectiva de que elas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A partir de um entendimento de rede social enquanto construção de vínculos relacionais entre indivíduos e de uma metodologia qualitativa, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica; pesquisa documental sobre a legislação vigente; observação participante; questionário; e entrevista. Concluiu-se que a comunicação nas ouvidorias pode ser orientada e padronizada, sendo produzido um Modelo de Comunicação em Ouvidoria, com duas ações: proposta de treinamento e um guia com a orientações gerais de práticas comunicativas na Ouvidoria.

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Publié-e

2023-12-07

Comment citer

NOBRE NETO, Pedro Germano; MOURA, Flávia de Almeida.
Comunicação em Ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 18, n. 32, p. 32–50, 7 déc. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/22757. Acesso em: 16 nov. 2024.