A CONSTRUÇÃO DA CENOGRAFIA E DO ETHOS EM RELAÇÃO A GREVE DOS CAMINHONEIROS NAS PÁGINAS DA REVISTA VEJA
Parole chiave:
Cenografia, Discurso, Ethos, Greve dos caminhoneiros, Revista VejaAbstract
O presente artigo tem por objetivos analisar a cenografia da revista Veja ao publicizar em suas páginas a greve dos caminhoneiros e identificar o ethos construído pelo impresso em torno dos grevistas. Como embasamento teórico e metodológico, recorre-se aos conceitos de produção de sentido (CHARAUDEAU, 2007), de gênero do discurso (BAKTHIN, 2011) e de cena da enunciação e ethos (MAINGUENEAU, 2008; 2015). Neste trabalho, o corpus de estudo são as edições 2584 e 2585. A análise permite compreender as estratégias utilizadas pelo impresso para construir uma cenografia que possa reforçar um ethos negativo do caminhoneiro.
Palavras-chave: Cenografia. Discurso. Ethos. Greve dos caminhoneiros. Revista.
Abstract
The purpose of this article is to analyze the scenery of Veja magazine to publicize in its pages the strike of the truck drivers and to identify the built ethos printed around the strikers. As a theoretical and methodological basis, the concepts of meaning production (CHARAUDEAU, 2007), of gender discourse (BAKTHIN, 2011) and the scene of enunciation and ethos (MAINGUENEAU, 2008; 2015). In this paper, the study corpus is editions 2584 and 2585. The analysis allows understand the strategies used by the print to build a set that can reinforce a trucker’s negative ethos.
Keywords: Scenography. Speech. Ethos. Strike of the truckers. Magazine.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2018 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.