OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COMO EXPERIÊNCIA SENSÍVEL, POLÍTICA E PEDAGÓGICA
Abstract
Este trabalho tem como objetivo principal desvendar a função pedagógica e social dos anúncios publicitários. A tentativa é ir à contramão de um discurso funcionalista e de crítica pessimista sobre a publicidade, na maioria das vezes ligado ao seu caráter sedutor e persuasivo. Neste texto, nos debruçamos em torno das questões estéticas, políticas e pedagógicas para problematizar sobre a capacidade de agenciamento da comunicação publicitária e seus anúncios sobre problemas sociais. Sugerimos ainda discutir sobre a comunicação por aisthesis como alternativa para mobilizar o cotidiano para o sensível, para os afetos, dialogando com uma pequena empiria. Afetação trabalhada aqui a partir do conceito de afeto de Spinoza que compreende afeto como ação, pulsação, indo além da definição comum que o restringe a ideia de sentimento. A partir da reflexão teórico-empírica, consideramos que a intenção dos anúncios é a de tirar o sujeito do estado de anestesiamento, de inércia, de inafetação e afetar por meio do sensível e do político, afetações que se deram por meio de rompimentos, fissuras, brechas de incômodo e campos de tensão. Mais do que uma comprovação a investigação lança-se como uma hipótese a ser esmiuçada.Downloads
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Pubblicato
2020-06-30
Come citare
POSTINGUEL, Danilo; NEVES, Thiago Tavares das.
OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS COMO EXPERIÊNCIA SENSÍVEL, POLÍTICA E PEDAGÓGICA
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 25, p. 36–51, 30 giu. 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13780. Acesso em: 16 nov. 2024.Fascicolo
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