FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA Um instrumento para a compreensão das representações sociais na mídia impressa
Parole chiave:
Fenomenologia. Hermenêutica. Representacões sociais. Impresso.Abstract
Resumo: O campo da comunicação, que almeja ser ciência, tem como principal preocupação entender o processo comunicativo como um fenômeno essencialmente simbólico. A Fenomenologia Hermenêutica pode ser um conjunto de procedimentos viável para a compreensão do fenômeno das representações sociais presentes nos textos jornalísticos de O Liberal e Diário do Pará durante o retorno da polêmica sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, registrado no período de 1º de maio de 2009 a 30 de setembro de 2010. A escolha da Fenomenologia Hermenêutica permite o entendimento dos fenômenos a partir das relações sociais estabelecidas em contextos específicos e suas implicações simbólicas.
Palavras-Chave: Fenomenologia. Hermenêutica. Representacões sociais. Impresso.
Abstract: The field of communication has as main concern to understand the communication process as a phenomenon essentially symbolic. Phenomenology Hermeneutics can be a set of feasible procedures for understanding the phenomenon of social representations present in the journalistic texts of O Liberal and Diário do Pará about the return of the controversy over Belo Monte Hydroelectric construction, registered in the period of 1 May 2009 to September 30, 2010. The choice of Hermeneutic Phenomenology allows the understanding of phenomena from the social relations in specific contexts and their symbolic implications.
Key-Words: Phenomenology. Hermeneutics. Social representations. News paper.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.