DA CULTURA DE MASSA À CULTURA DIGITAL: Considerações sobre recepção

Autori

  • Paulo PELLEGRINI

Parole chiave:

ultura digital – Indústria Cultural - Download

Abstract

Resumo: A recepção tem sido, historicamente, objeto de inúmeras análises no campo da Comunicação. A emergência da cultura digital altera as formas de contato do receptor com a informação. Analisa-se a recepção em três grandes eras culturais: a cultura de massa, a cultura das mídias e a cultura digital. Apresentam-se os principais modelos de estudo de recepção. Alerta-se para o caráter ativo da recepção. Privilegiam-se, como exemplos a ser abordados, a indústria fonográfica e a prática do download, com suas consequências para o fenômeno de recepção.

Palavras-Chave: Recepção – Cultura digital – Indústria Cultural - Download

Abstract: Historically, reception has been subject of many analysis in Communication area. The emergency of digital culture has changed the ways of contact between the receiver and information. It analyses reception in three important cultural ages: mass culture, media culture and digital culture. That main patterns of reception studies are presented. The active character of reception is warned. It privileges, as examples to be boarded, the phonografic industry and the practice of downloading, with its consequences to the reception phenomenon.

Keywords: Reception – Digital culture – Cultural industry - Download

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-01-19

Come citare

PELLEGRINI, Paulo.
DA CULTURA DE MASSA À CULTURA DIGITAL: Considerações sobre recepção
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 151–165, 19 gen. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/18558. Acesso em: 16 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos