GERAÇÃO GLAMOUR: uma análise sobre representações midiáticas de feminilidade em uma publicação voltada para mulheres
Parole chiave:
Revista Glamour, Representações, Feminilidade, GeraçãoAbstract
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar o ideal de feminilidade construído através do Prêmio Geração Glamour, concedido anualmente pela versão brasileira da revista Glamour. A partir da discussão teórica sobre os processos comunicacionais de representação, produção de sentido e identificação, analisaremos o modelo estético e comportamental reconhecido, valorizado e apresentado como possível e acessível às leitoras da revista. Parte-se do pressuposto de que investigar os símbolos que circulam na mídia é uma maneira de compreender a criação, disseminação e apreensão de determinados papéis sociais de gênero através de rituais midiáticos de consumo.
PALAVRAS-CHAVE: Revista Glamour; Representações, Feminilidade, Geração
ABSTRACT: This article aims to identify and analyze an ideal of femininity constructed by Glamour Generation Award, given annually by the Brazilian version of Glamour magazine. From the theoretical discussion about the communication processes of representation, production of meaning and identity, we will analyze an aesthetic and behavioral model recognized, valued and presented as possible and accessible to the magazine's readers. We assume that investigate symbols that circulate in the media is a way to understand the creation, dissemination and seizure of certain social and gender roles through media rituals of consumption.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.