Construindo infográficos:
um modelo de arquitetura noticiosa no jornalismo on-line
DOI :
https://doi.org/10.18764/2176-5111v19n33.2024.2Mots-clés :
Arquitetura da notícia, Infografia, Jornalismo on-line, Narrativa imersivaRésumé
Por meio de softwares e outros aportes tecnológicos, o jornalista pode aprofundar, dinamizar e reelaborar a informação, potencializando a imersão do leitor e a propagabilidade do conteúdo noticioso. Sob esta ótica, este artigo parte do problema “como se estabelece a arquitetura 38 Cambiassu, v. 19, n. 33 – Jan./Jun. 2024 dos infográficos no jornalismo on-line? Isto é, como a informação é construída e disponibilizada esteticamente de modo que o utilizador não se perca ao imergir no infográfico? Assim, busca-se contribuir com uma análise comparativa que sirva de auxílio para a rotina produtiva dos jornalistas na elaboração de infográficos, na tentativa de ampliar as possibilidades de narração de forma visualmente interativa e imersiva
Téléchargements
Références
CANAVILHAS, João. Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas. In: Webjornalismo: 7
caraterísticas que marcam a diferença. Ano 2014.
CORDEIRO, William Robson e LONGHI, Raquel Ritter. No jornalismo imersivo, o
infográfico é hiper. In: Revista eletrônica do Programa de Mestrado em Comunicação da
Faculdade Cásper Líbero. Issn 2525-3166, ano XXI, n. 42, jul. / dez. 2018.
FRONER, Mariana; PRETTO, Nicholas. Os parques temáticos cadastrados no Ministério do
Turismo. In: Nexo Jornal. São Paulo, 21 jul. 2022. Disponível em:
https://www.nexojornal.com.br/grafico/2022/07/21/Os-parques-tem%C3%A1ticoscadastrados-no-Minist%C3%A9rio-do-Turismo. Acesso em: 12 dez. 2022.
GOMES, Lucas, MAIA, Gabriel; ZANLORENSSI, Gabriel. Mais de 1 milhão deixaram a
Ucrânia desde o início da guerra. In: Nexo Jornal. São Paulo, 03/03/2022. Disponível em:
https://www.nexojornal.com.br/grafico/2022/03/03/Mais-de-1-milh%C3%A3o-deixaram-aUcr%C3%A2nia-desde-o-in%C3%Adcio-da-guerra. Acesso em: 12 dez. 2022.
Cambiassu, v. 19, n. 33 – Jan./Jun. 2024
GOMES, Lucas; ZANLORENSSI, Gabriel. A composição do PIB dos estados brasileiros em
In: Nexo Jornal. São Paulo, 06/01/2022. Disponível em:
https://www.nexojornal.com.br/grafico/2022/01/06/A-composi%C3%A7%C3%A3o-do-PIBdos-estados-brasileiros-em-2019. Acesso em: 12 dez. 2022.
HANCOCK, Jaime Rubio. Dicionário Oxford dedica sua palavra do ano, ‘pós-verdade’, a
Trump e Brexit. In: El País. São Paulo, 17/11/2016. Disponível em:
https://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/16/internacional/1479308638_931299.html. Acesso
em: 12 dez. 2022.
____________. Infográfico: veja como foi a queda do avião na China. In: G1, São Paulo,
/03/2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/03/21/infografico-vejacomo-foi-a-queda-do-aviao-na-china.ghtml. Acesso em: 13 dez. 2022.
HONÓRIO, Gustavo. Infográficos: veja o patrimônio declarado pelos candidatos à Presidência.
In: G1, São Paulo, 12/08/2022. Disponível em:
https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/noticia/2022/08/12/infograficos-veja-opatrimonio-declarado-pelos-candidatos-a-presidencia.ghtml. Acesso em: 13 dez. 2022.
LONGHI, Raquel Ritter. Infografia on-line: narrativa intermídia. In: Estudos em Jornalismo
e Mídia. ano vi, n. 1, pp. 187 – 196, jan./jun. 2009.
PEIXOTO, Roberto. James Webb: veja em infográficos o que revelam as fotos do
supertelescópio. In: G1, São Paulo, 13/07/2022. Disponível em:
https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2022/07/13/james-webb-veja-em-infograficos-o-querevelam-as-fotos-do-supertelescopio.ghtml. Acesso em: 13 dez. 2022.
___________.Sobre o Nexo. In: Nexo Jornal. São Paulo. Disponível em:
https://www.nexojornal.com.br/sobre/Sobre-o-Nexo. Acesso em: 14 dez. 2022.
___________.Sobre o g1. In: G1, São Paulo. Disponível
em: https://g1.globo.com/institucional/sobre-o-g1.ghtml. Acesso em: 13 dez. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.