O fenômeno TikTok:

a influência da rede digital na identidade do adolescente

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v19n34.2024.24

Parole chiave:

Adolescência, Identidade, Revisão narrativa, TikTok

Abstract

Estudos apontam que o TikTok – rede social digital – gera mudanças psicossociais em decorrência do seu uso, inclusive em utilizadores adolescentes, um dos seus públicos mais ativos. Nessa perspectiva, objetivamos refletir sobre a
influência do TikTok na identidade dos adolescentes a partir de uma literatura já existente. Para tanto, realizamos uma revisão narrativa, a qual consiste em explorar teoricamente uma temática sem seguir uma sistematização na busca e coleta dos artigos. Assim, identificamos que o TikTok se encontra em posição de influência na identidade do sujeito, pois está incluído no seu cotidiano, caracterizado como um processo em transformação dentro de um contexto sociocultural. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Rafaela Pinho Melo de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  Graduada em Psicologia pela Universidade CEUMA. E-mail: rafaela.pmc@discente.ufma.br.

Rosinete de Jesus Silva Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Docente do Curso de Comunicação Social e dos Programas de Pós-graduação Mestrado Profissional em Comunicação e Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). E-mail: rosinete.ferreira@ufma.br.

Riferimenti bibliografici

ALVES, Priscila Pires; MANCEBO, Deise. Tecnologias e subjetividade na contemporaneidade. Estudos de Psicologia (Natal), v. 11, p. 45-52, 2006.

BAPTISTA, Maria Manuel. Estudos culturais: o quê e o como da investigação. Carnets. Revue électronique d’études françaises de l’APEF, n. Première Série-1 Numéro Spécial, p. 451-461, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. Gestão e Sociedade, v.5, n.11, p.121-136, 2011.

CAPRÌ, Tindara et al. The influence of media usage on family functioning. Current Psychology, v. 40, p. 2644-2653, 2021.

CAVALCANTE, Lívia Teixeira Canuto; OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de. Psicologia em Revista, v.26, n.1, p.83-102, 2020.

CORDEIRO, Alexander Magno. et al.. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34, n. 6, p. 428–431, nov. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/?lang=pt#. Acesso em: 10 jun 2024.

COSTA, Alan et al. A emergência da concepção do prosumer na era da comunicação digital. Universidade de São Paulo. Escola de comunicação e artes. Programa de Pós-graduação em ciências da comunicação. São Paulo, 2013.

Countries with the largest TikTok audience as of April 2022. Statista, 2022. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1299807/number-of-monthly-unique-tiktok-users/. Acesso em: 18 dez 2022.

Countries with the largest TikTok audience as of April 2023. Statista, 2023b. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1299807/number-of-monthly-unique-tiktok-users/. Acesso em: 10 jul 2023.

CIAMPA, Antônio Costa. Identidade. In: LANE, S. T. M.; CODO, W. (Orgs.). Psicologia Social: o homem em movimento. 8. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989. p.58-75.

CUADROS RINCON, Josselyn Valentina; TORRA MUÑOZ, Sarith Alejandra. Tik Tok y su influencia en la construcción de la identidad en jóvenes. 2022.

DE SANTANA, Vagner Figuerêdo et al. Redes sociais online: desafios e possibilidades para o contexto brasileiro. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2009. p. 339-353.

DU GAY, Paul. et al. Doing Cultural Studies: The Story of the Sony Walkman. Londres: Sage, 1997.

DURING, Simon. The Cultural Studies Reader. 3. ed. Nova Iorque: Routledge, 2007.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Os estudos culturais. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 151-170, 2001.

GAO, Xinting. The Impact Of Douyin (Chinese TikTok) On The Socialization Of

Chinese Youth. SHS Web Conf., v. 155, 2023.

GÓMEZ GÓMEZ, Diany Michell; ARIAS MANCILLA, Zaira Alejandra; GARAY CAMPO, Leire Natalia. Efecto del uso de la red social Tik Tok en la formación de identidad virtual, popularidad y socialización virtual en adolescentes. 2022.

GONZÁLEZ- REY, Fernando Luis. Sujeito e subjetividade. São Paulo: Thomson, 2003.

GUIMARÃES, Águita da Mota; ALEIXO, Lívia da Silva. REDES SOCIAIS: INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ADOLESCENTES. 2020.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020.

HAO, Tham Jia; XUAN, Sarah Tan Yu; CHIEN, Ker Yee. The Impact of TikTok Toward the Daily Life of Young Adults in Kuala Lumpur, Malaysia. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, v.12, n.7, p.1123-1229, 2023.

JACÓ-VILELA, Ana Maria. Concepções de pessoa e a emergência do indivíduo moderno. Interações, v.6, n.12, p.11-40, 2001.

LE BRETON, David. O corpo e a virtualidade. In: LIMA, Nádia Laguárdia, STENGEL, Márcia, DIAS, Vanina Costa. (Orgs.). Subjetividade e Cultura Digital. 1.ed. Belo Horizonte: UFMG/PUC Minas, 2017.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LIN, Zheng. Analysis of the Psychological Impact of Tiktok on Contemporary Teenagers. SHS Web of Conferences, v.157, p.1-4, 2023.

MCLUHAN, Marshall. A galáxia de Gutenberg. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972.

MATTELART, Armand; NEVEU, Érick. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MAURICIO, Gustavo Carvalho; PARESCHI, Claudinei Zagui; MILL, Daniel. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO HÍBRIDA, CIBERESPAÇO E TDIC. ESUD CIESUD SIGATEC 2024, p. 14-14, 2023.

NEUMANN, Débora Martins Consteila; MISSEL, Rafaela Jarros. Família digital: a influência da tecnologia nas relações entre pais e filhos adolescentes. Pensando fam., Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 75-91, 2019.

Number of internet and social media users worldwide as of April 2023. Statista, 2023. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/617136/digital-population-worldwide/. Acesso em: 03 set 2024.

Number of internet and social media users worldwide as of July 2024. Statista, 2024. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/617136/digital-population-worldwide/. Acesso em: 03 set 2024.

PATRÃO, Ivone. Guia: Dependências Online. Orientações para a Gestão Saudável dos Comportamentos Online. Centro Internet Segura e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2019. Disponível em: https://www.internetsegura. pt/GuiaDependenciaOnline. Acesso em: 03 set 2024.

PRADO FILHO, Kleber; MARTINS, Simone. A subjetividade como objeto da(s) psicologias(s). Psicologia & Sociedade, v.19, n.3, p.14-19, 2007.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2020.

RECUERO, Raquel; BASTOS, Marco; ZAGO, Gabriela. Análise de redes sociais para mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2020.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ROSA, Gabriel Artur. Marra; SANTOS, Benedito Rodrigues dos. Repercussões das redes sociais na subjetividade de usuários: uma revisão crítica da literatura. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 23, n. 4, p. 913-927, 2015.

SALES, Synara Sepúlveda; DA COSTA, Talita Mendes; GAI, Maria Julia Pegoraro. Adolescentes na Era Digital: Impactos na Saúde Mental. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e15110917800-e15110917800, 2021.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2010.

SCHOEN-FERREIRA, Teresa Helena; AZNAR-FARIAS, Maria; SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 1, p. 107-115, 2003.

SEEKIS, Veya; KENNEDY, Richelle. The impact of# beauty and# self-compassion tiktok videos on young women’s appearance shame and anxiety, self-compassion, mood, and comparison processes. Body Image, v. 45, p. 117-125, 2023.

SPINK, Mary Jane Paris. Prefácio. In: GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima; BRUSCHI, Michel Euclides. (Eds.). Psicologia Social nos Estudos Culturais: perspectivas e desafios para uma nova psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003. p.9-19.

SUCHLAND, Hayley; SMITH-GOODWIN, Erika; DICK, Eric. Effects of TikTok on the Mental Health of Men's and Women's Soccer Teams at One Institution. Journal of Sports Medicine & Allied Health Sciences: Official Journal of the Ohio Athletic Trainers' Association, v. 8, n. 1, 2022.

TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Tradução de Marcelo Lino. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

TIC Kids Online Brasil 2021: 78% das crianças e adolescentes conectados usam redes sociais. CGI.br, 2022. Disponível em: https://www.cgi.br/noticia/releases/tic-kids-online-brasil-2021-78-das-criancas-e-adolescentes-conectados-usam-redes-sociais/. Acesso em: 18 dez 2022.

Um bilhão de vezes obrigado!. TikTok, 2022. Disponível em: https://newsroom.tiktok.com/pt-br/um-bilhao-de-pessoas-no-tiktok. Acesso em: 18 dez 2022.

VARELA, Daniela de Jesus Gordicho. Comportamentos aditivos sem substâncias e dependência de ecrãs: um projeto de intervenção comunitária. 2023. Tese de Doutorado.

WANG, Cheng et al. Exploring short video apps users’ travel behavior intention: Empirical analysis based on SVA-TAM model. Frontiers in Psychology, v. 13, p. 912177, 2022.

ZHOU, Qing; SOTIRIADIS, Marios; SHEN, Shiwei. Using TikTok in tourism destination choice: A young Chinese tourists' perspective. Tourism Management Perspectives, v. 46, p. 101101, 2023.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-12-19

Come citare

CARVALHO, Rafaela Pinho Melo de; FERREIRA, Rosinete de Jesus Silva.
O fenômeno TikTok:: a influência da rede digital na identidade do adolescente
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 175–192, 19 dic. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/24996. Acesso em: 5 feb. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos