LINGUAGEM E PERSUASÃO: a manipulação do léxico no discurso publicitário direcionado ao público feminino
Palavras-chave:
Texto e Discurso. Análise do Discurso. Linguagem Persuasiva no Discurso Publicitário.Resumo
RESUMO: Análise da linguagem persuasiva do discurso publicitário direcionado ao público feminino abordando a manipulação do léxico neste tipo de discurso e quais os significados que o interlocutor/mulher pode atribuir a essa mensagem. Levam-se em consideração as terias de texto e discurso e suas relações, abordagens sobre Análise do Discurso (AD) e as
características do Discurso Publicitário. O presente ensaio tem por objetivo identificar as marcas do léxico e apontar significados nos anúncios dos produtos femininos de duas marcas bem conhecidas, que foram elaborados intencionalmente com uma linguagem sedutora, a característica básica da mensagem publicitária, com o fim de induzir ao consumismo.
Palavras-chave: Texto e Discurso. Análise do Discurso. Linguagem Persuasiva no Discurso Publicitário.
ABSTRACT - Analysis of persuasive language of advertising speech directed at a female audience by addressing the handling of the lexicon in this type of speech and which the meanings that interlocutor/woman can attribute to this message. Take into consideration the text and speech and their relations, the approaching about Discourse Analysis (DA) and the
characteristics of the Advertising speech. This essay aims at identifying the marks of lexical and point meanings in ads for feminine products of two well-known brands, that were intentionally designed with a seductive language, the basic characteristics of the advertisement, for induce to consumerism.
Keywords: Text and Speech. Discourse Analysis. Persuasive language in the Advertisement Speech.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.