PRODUTORES MUSICAIS: INDÍCIOS PARA UMA ANÁLISE SOBRE LEGITIMIDADE E AUTORIDADE CULTURAL NA MÚSICA POPULAR MASSIVA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DE “ASTROS”
Palavras-chave:
produtores musicais, valores, autoridade, capital cultural, mediadores culturais.Resumo
RESUMO: Partindo da observação de que os produtores musicais ocupam um lugar privilegiado e exercem um papel determinante na música popular massiva ainda hoje, este trabalho procura discutir de uma maneira inicial e exploratória algumas das balizas que asseguram capital cultural suficiente para o prosseguimento dessa função profissional em um momento em que está totalmente desarticulada do contexto organizacional em que foi gerada,
como uma imposição da estrutura organizacional da indústria do disco para os artistas. Como objeto empírico para ilustrar a discussão, apresenta-se uma breve análise da atuação de produtores musicais como jurados no programa de TV “Astros”.
PALAVRAS-CHAVE: produtores musicais, valores, autoridade, capital cultural, mediadores culturais.
ABSTRACT: Observing that the musical producers occupy a special place and have a fundamental function on popular music until today, this work aims to discuss some of the basis that ensure sufficient cultural capital for the continuity of this professional function in a moment that it is totally disarticulated from the context that it was generated, as a imposition
from the organizational structure of the big company records to the artists. As an empirical object, it presents a short analysis about the acting of the musical producers as the jury on the TV show “Astros”.
KEY-WORDS: musical producers, values, authority, cultural capital, cultural mediators.
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