VIOLÊNCIA DE GÊNERO: A percepção social sobre um caso de estupro coletivo por meio da análise dos comentários na página do G1 no Facebook

Autores

  • Amanda Arrais MOUSINHO

Palavras-chave:

Violência de gênero. Estupro. Percepção social.

Resumo

RESUMO: Este trabalho constitui-se em uma contribuição aos estudos sobre a violência de gênero no Brasil, tendo por objetivo analisar como determinadas características ostentadas pela vítima de um crime de estupro podem afetar a percepção social do fato delitivo e entender a influência da mídia no desenvolvimento dessa percepção social. A hipótese de que a sociedade classifica a culpabilidade da vítima de acordo com suas atitudes e antecedentes será verificada mediante análise do caso de um estupro coletivo que aconteceu no Rio de Janeiro, em maio de 2016, e teve como vítima uma menor de idade. A coleta de dados será realizada por meio de apuração de comentários nas publicações da página do Portal de Notícias da Globo, G1, no Facebook.
PALAVRAS-CHAVE: Violência de gênero. Estupro. Percepção social.


ABSTRACT: This work is a contribution to studies on gender-based violence in Brazil and its objective is to analyze how certain personal informations about a rape victim can affect the social perception of the crime and also to understand the media's influence on the development of this social perception. The hypothesis that society classifies the victim's culpability according to their attitudes and their past will be verified by analysing the case of a gang rape that took place in Rio de Janeiro, in May 2016, in which the victim was a minor. Data collection will be carried out through ascertainment of comments written by users in the Portal de Notícias da Globo's posts, G1, on Facebook.
KEYWORDS: Gender-based violence. Rape. Social perception.

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Biografia do Autor

Amanda Arrais MOUSINHO



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Publicado

2022-03-23

Como Citar

MOUSINHO, Amanda Arrais.
VIOLÊNCIA DE GÊNERO: A percepção social sobre um caso de estupro coletivo por meio da análise dos comentários na página do G1 no Facebook
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 34–51, 23 Mar 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/18940. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos