O SOM GERA A IMAGEM: o Sound Branding no processo de posicionamento das marcas
Palavras-chave:
sound branding, music branding, identidade sonora, percepção sonora, posicionamento de marca.Resumo
RESUMO
O objetivo deste estudo foi analisar o uso do sound branding como estratégia de posicionamento de marca. Para que se pudesse identificar o nível de lembrança de determinados logotipos sonoros na mente dos consumidores da região Itajaí (SC) e compreender as rotinas sonoras dos indivíduos, foi realizada uma pesquisa exploratória experimental, em uma abordagem qualitativa. Através da aplicação de um questionário e de uma análise de conteúdo, avaliou-se a percepção que os consumidores possuem sobre as identidades sonoras de cinco marcas mundialmente conhecidas. Como resultado, notou-se que a maioria dos entrevistados consegue distinguir o segmento de atuação de uma marca, porém sem recordar seu nome.
PALAVRAS-CHAVE:sound branding; music branding; identidade sonora; percepção sonora; posicionamento de marca.
ABSTRACT
This study analyzes the use of sound branding and brand positioning strategy. To identify the memory level of certain sound logos in the minds of consumers in Itajaí (SC) and understand the sound routines of the individuals, an experimental and exploratory research was conducted in a qualitative approach. A questionnaire and a content analysis evaluated the perceptions that consumers have about the sound identities of five internationally renowned brands. As a result, it was noted that most respondents can distinguish the business segment of a brand, but not remember his name.
KEYWORDS:sound branding; music branding; identidade sonora; percepção sonora; posicionamento de marca.
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