DOSSIÊ DISCURSO E EDUCAÇÃO
O campo da educação, em todas as suas esferas, é profundamente povoado de discursos. Há o discurso do professor, da professora; o discurso dos alunos e das alunas – em relação aos professores e às professoras ou a seus pares; os discursos efetivados pelos demais sujeitos que habitam o universo da escola; os discursos oficiais legitimados por essas instituições; os discursos políticos que afetam, direta ou indiretamente, as dinâmicas dos processos educacionais; os mais distintos discursos que os diferentes sujeitos sociais proferem sobre a escola e outros tantos que permeiam as práticas sociais desse espaço.
Para lembrar o célebre ensinamento de Foucault (1996, p. 08-09), há uma ordem do discurso do mundo educacional povoado de muitos sujeitos, muitas vozes, uma miríade de formações discursivas e ideológicas, arranjos sociais em que a produção dos discursos é simultaneamente “controlada, selecionada, organizada e redistribuída por certo número de procedimentos que têm por função conjurar seus poderes e perigos, dominar seu acontecimento aleatório, esquivar sua pesada e terrível materialidade”.
É para lançar luzes sobre este universo que ora propomos este dossiê, da Revista Humanidades & Educação, que estamos denominando “Dossiê Discurso e Educação”. Nosso objetivo é acolher múltiplas análises, sob as mais distintas linhas teóricas – Análise Crítica de Discursos, Análise do Discurso de linha Francesa, Análise Bakhtiniana, Estudos de Linguística Textual, entre outros –, que tenham como cerne a observação do discurso.
Pretendemos que esta iniciativa possa servir como registro das investigações neste campo tão importante para a dinâmica social; que seja um espaço para o registro científico de olhares epistemológicos para os problemas da produção de sentido que afetam a educação – nas suas variadas práticas; e que possa contribuir para consolidar a Humanidades & Educação como uma revista científica que se interessa pelas grandes e atuais questões que envolvem os processos educacionais.
EDITOR E EDITORA DO DOSSIÊ:
Marcos Fábio Belo Matos – professor associado do CCIm - Universidade Federal do Maranhão - UFMA, onde atua nos cursos de Jornalismo e Pedagogia. Atualmente, é vice-coordenador do LIDIME (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação).
Maria Felícia Romeiro Mota Silva - docente adjunta na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Além do ensino, também atua em pesquisas com os temas: Discursos, Identidades e Mídia e em projetos de extensão voltados para a área de pesquisa qualitativa. É membra do Grupo de Estudo, Pesquisa e Ensino de Línguas - GEPELIN - UFOB.
PRAZO FINAL DE SUBMISSÃO: 30 de setembro de 2024.