MEMÓRIAS DE JOVENS: reflexões sobre o Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Humano e Social
Palavras-chave:
Memória. Educação. Juventude. Temporalidade.Resumo
Buscamos por meio deste artigo relatar a experiência do Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Humano e Social, realizado no bairro Presidente Kennedy, na cidade de Fortaleza/CE, no ano de 2007. A partir das formulações clássicas sobre o estudo da memória, avaliamos as possibilidades, dificuldades e metodologias de trabalho aplicadas nesse projeto envolvendo a memória social, histórias de vida e projetos de futuro daqueles jovens envolvidos. Nossas considerações indicam a importância da utilização da memória e de noções envolvendo a temporalidade, em atividades de formação, por se tratar de elementos constituintes da subjetividade e de representações sobre a realidade, além de reforçar o sentimento de autonomia e o conhecimento que envolve os laços comunitários dos jovens. Marcada por imagens que insistem em tematizar a juventude como categoria provocadora de rupturas no tecido social, a memória mostrou-se um recurso metodológico de grande valia para uma ação educativa que visa à elaboração crítica de projetos de vida e consciência histórica.
Palavras-chave: Memória. Educação. Juventude. Temporalidade.
YOUNG MEMORIES: Reflection son the Youth Agent Project of Human and Social Development
Abstract
Through this article, we seek to report the Young Agent Project of Human and Social Development experience, held in the Presidente Kennedy Neighborhood, in the city of Fortaleza/CE, in 2007. From the classic formulations about the study of memory, we evaluated the possibilities, difficulties, and work methodologies applied in this project involving the social consciousness, life stories, and plans of young people involved. Our considerations point to the importance of using memory and notions involving temporality in training activities. Training are constituent elements of subjectivity and representations of reality, besides reinforcing the sense of autonomy and the knowledge that includes the ties. Young people marked by images that insist on thematizing youth as a category that provokes ruptures in the social fabric. Memory proved to be a valuable methodological resource for an educational action aimed at the critical elaboration of life projects and historical consciousness.
Keywords: Memory. Education. Youth. Temporality.
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