PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS (OS) ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UEMASUL

Autores

Palavras-chave:

Perfil dos estudantes. Serviço Social. Assistência estudantil.

Resumo

Este artigo identifica as características socioeconômicas, demográficas e culturais da comunidade estudantil da UEMASUL. A partir de uma abordagem quantiqualitativa, realizou-se um estudo descritivo do perfil das (os) estudantes de todos os cursos ofertados pela instiuição, no campus de Imperatriz-MA, nos períodos de 2017.2 a 2018.2. Os dados analisados foram obtidos por meio das fichas do Serviço Social. O método utilizado para a coleta foi um questionário semiestruturado, com 28 questões fechadas e abertas, aplicado as(os) estudantes regularmente matriculadas(os). Após as análises dos resultados obtidos, pode-se destacar que a comunidade estudantil da UEMASUL, majoritariamente, é oriunda da classe trabalhadora de baixa renda e grande parte vive em uma realidade permeada por extrema vulnerabilidade econômica. Portanto, os resultados confirmaram a necessidade de elaboração de programas e projetos cada vez mais amplos de inclusão socioeconômica, como forma efetiva de a universidade garantir que as (os) acadêmicas (os) consigam concluir a graduação.

Palavras-chave: Perfil dos estudantes. Serviço Social. Assistência estudantil.

SOCIOECONOMIC AND CULTURAL PROFILE OF UEMASUL GRADUATE STUDENTS

This article identifies the socioeconomic, demographic and cultural characteristics of the UEMASUL student community. From a quantitative-qualitative approach, a descriptive study of the profile of students from all courses offered by the institution was carried out, on the campus of Imperatriz-MA, in the periods from 2017.2 to 2018.2. The analyzed data were obtained through the Social Service forms. The method for the collection was made through a semi-structured questionnaire, with 28 closed and open questions, applied to the students regularly enrolled. After the analysis of the results obtained, it can be highlighted that the student community of UEMASUL, mostly, comes from the low-income working class and a large part lives in a reality permeated by extreme economic vulnerability. Therefore, the results confirmed the need to develop increasingly broad programs and projects for socioeconomic inclusion, as an effective way for the university to ensure that academics are able to complete their undergraduate studies.

Keywords: Student profile. Social service. Student assistance.

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Biografia do Autor

Conceição de Maria Amorim, UEMASUL

Assistente Social Especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça. UEMASUL. 

Crisleide do Socorro Nascimento Souza, UEMASUL

Assistente Social – Ouvidora da UEMASUL.

Gilvânia Ferreira da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pedagoga, meste em Geografia, UNESP, SP doutoranda em estudos sociais agrários. UNC -Cordoba, Argentina Professora subtituta da UFMA.

Referências

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

AMORIM, Conceição de Maria; SOUZA, Crisleide do Socorro Nascimento; SILVA, Gilvânia Ferreira da.
PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS (OS) ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UEMASUL
. Revista Humanidades & Educação, p. 15–27, 1 Dez 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/14853. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos