UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR ENTRE BOURDIEU, BERNSTEIN E A ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n7.2022.10

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Bourdieu, Bernstein, Análise de Discurso Crítica

Resumo

Neste texto, apresento a contribuição de aspectos teóricos nos trabalhos de Pierre Bourdieu (1990; 1991; 1998) e Basil Bernstein (1990; 1996) para alguns construtos da Análise de Discurso Crítica, tal como exposto por Norman Fairclough e Lilie Chouliaraki em Discourse in late modernity (1999). Esses aspectos teóricos são os conceitos de “campo” (champ/field), em Bourdieu e Bernstein, “habitus”, em Bourdieu, e “voz” (voice), “enquadramento” (framing), “mensagem” (message) e “recontextualização” (recontextualisation), em Bernstein, os quais são comparados e articulados com os conceitos de “ordem do discurso”, “gênero” e “intertextualidade”, oriundos da área de Análise do Discurso e teorizados na vertente da Análise de Discurso Crítica (ADC). O argumento mais forte é o de que a interiorização desses conceitos da área da sociologia agrega estofo teórico para a visão dialética entre agência e estrutura, central no percurso trilhado pela ADC até o presente, como Norman Fairclough tem expressado em diferentes publicações.

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Biografia do Autor

Guilherme Veiga Rios, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

PhD em Linguística; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

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Publicado

2023-03-02

Como Citar

RIOS, Guilherme Veiga.
UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR ENTRE BOURDIEU, BERNSTEIN E A ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA
. Revista Humanidades & Educação, p. 51–61, 2 Mar 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/20422. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

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Artigos