O LÉXICO DO TURISMO EM DICIONÁRIOS DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE ESPANHOL

Autores

  • Maria Eduarda Gomes da Silva Oliveira Universidade Federal do Delta do Parnaíba https://orcid.org/0000-0002-7818-7683
  • Glauber Lima Moreira Universidade Federal do Piauí; Universidade Federal do Delta do Parnaíba

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n7.2022.7

Palavras-chave:

Léxico, Dicionário, Turismo, Eventos, Agência de turismo

Resumo

Sabe-se que os dicionários, glossários e vocabulários são obras lexicográficas utilizadas também com o propósito didático, ou seja, para fins de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o léxico do turismo, especificamente nas áreas de agências de turismo e eventos. Nesse sentido, pode-se observar a estrutura deste trabalho da seguinte forma: na introdução, encontram-se os objetivos que levaram ao surgimento desta pesquisa, baseando-se em autores como Pontes (2012), Moreira (2022) e Porto Dapena (2014), entre outros que falam sobre o Léxico, a Terminologia e o Ensino. Na fundamentação teórica, apresenta-se a estrutura do trabalho dividida em três seções: “Dicionário e léxico: o ensino e o estudante de língua estrangeira ELE”; “O léxico do turismo em um dicionário de Língua Espanhola”; e “Dicionário Señas: algumas considerações”. A metodologia é de natureza qualitativa. Foram utilizados quatro verbetes para analisar as definições e os exemplos de uso retirados do dicionário Señas. Os resultados mostram que nem todas as definições e os exemplos de uso são capazes de oferecer informações suficientes em sua estrutura para auxiliar o leitor. Por fim, conclui-se que a escolha das informações que serão inseridas nas definições e nos exemplos de uso deve ser pensada e estudada pelos lexicólogos de acordo com o consulente do dicionário.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Gomes da Silva Oliveira, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Graduanda em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Glauber Lima Moreira, Universidade Federal do Piauí; Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Espanhol (2005) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2009). Doutorado em Traducción y Ciencias del Lenguaje pela Universitat Pompeu Fabra (UPF) em 2018. Atua como Professor de Espanhol do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Lexicologia e Lexicografia. Possui o Diploma de Proficiência em Língua Espanhola - DELE. Pesquisa e divulga o uso do dicionário como ferramenta de ensino/aprendizagem na sala de aula de espanhol como língua estrangeira. É membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo - EITUR/UFPI e Lexicologia, Terminologia e Ensino - LETENS/UECE.

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Publicado

2023-03-02

Como Citar

OLIVEIRA, Maria Eduarda Gomes da Silva; MOREIRA, Glauber Lima.
O LÉXICO DO TURISMO EM DICIONÁRIOS DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE ESPANHOL
. Revista Humanidades & Educação, p. 15–26, 2 Mar 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/20782. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

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Artigos