O papel do/a professor/a reflexivo/a diante da representação da violência de gênero e sexualidade no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.18764/2675-0805v6.2024.6Palavras-chave:
Professor/a, Gênero , SexualidadeResumo
O presente artigo traz uma abordagem sobre a função do/a professor/a diante da representação da diversidade de gênero e sexualidade, visto que a atuação docente torna-se um ponto de discussão e reflexão perante as mudanças socioculturais que envolvem o processo educativo. Ressaltamos também a cultura da violência frente às representações das diferenças na escola. Este estudo tem por objetivo analisar o papel do/da professor/a reflexivo/a diante da representação da violência de gênero e sexualidade no ambiente escolar. A pesquisa é de caráter bibliográfico, na qual analisamos autores que estudam as teorias que envolvem: a formação docente e a atuação reflexiva de professores; a representação social do sujeito; a cultura da violência no ambiente escolar; e gênero e sexualidade no meio educacional. O estudo sobre a formação e atuação do/a professor/a reflexivo/a contou com os seguintes autores: Candau (2010; 2020); Gatti (2016); Libâneo (2013) e Pimenta (2010; 2012). Outro aspecto abordado foi a representação social do sujeito, para o qual foram utilizados os autores: Durkheim (2008); Magnani (2004) e Martins (2014). Ao tratarmos da cultura da violência no ambiente escolar, recorremos a Abramovay (2009), Daniels (2003), Neves (2010), Quintero (2009) e Rocha e Lima (2019). O estudo sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar se baseou nos estudos de Furlani (2007), Hundertmarck (2021), Silva (2013) e Silva (2015). Os resultados indicam que a escola é um cenário multicultural em que o docente deve acolher as diferenças de modo a não propagar a discriminação ou preconceito, sabendo aceitar a diversidade.
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