O papel do/a professor/a reflexivo/a diante da representação da violência de gênero e sexualidade no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v6.2024.6

Palavras-chave:

Professor/a, Gênero , Sexualidade

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem sobre a função do/a professor/a diante da representação da diversidade de gênero e sexualidade, visto que a atuação docente torna-se um ponto de discussão e reflexão perante as mudanças socioculturais que envolvem o processo educativo. Ressaltamos também a cultura da violência frente às representações das diferenças na escola. Este estudo tem por objetivo analisar o papel do/da professor/a reflexivo/a diante da representação da violência de gênero e sexualidade no ambiente escolar. A pesquisa é de caráter bibliográfico, na qual analisamos autores que estudam as teorias que envolvem: a formação docente e a atuação reflexiva de professores; a representação social do sujeito; a cultura da violência no ambiente escolar; e gênero e sexualidade no meio educacional. O estudo sobre a formação e atuação do/a professor/a reflexivo/a contou com os seguintes autores: Candau (2010; 2020); Gatti (2016); Libâneo (2013) e Pimenta (2010; 2012). Outro aspecto abordado foi a representação social do sujeito, para o qual foram utilizados os autores: Durkheim (2008); Magnani (2004) e Martins (2014). Ao tratarmos da cultura da violência no ambiente escolar, recorremos a Abramovay (2009), Daniels (2003), Neves (2010), Quintero (2009) e Rocha e Lima (2019). O estudo sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar se baseou nos estudos de Furlani (2007), Hundertmarck (2021), Silva (2013) e Silva (2015). Os resultados indicam que a escola é um cenário multicultural em que o docente deve acolher as diferenças de modo a não propagar a discriminação ou preconceito, sabendo aceitar a diversidade.

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Biografia do Autor

Auricelia de Aguiar Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Imperatriz, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UEMA), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNIASSELVI).  Áreas de estudos: violência institucional, violência doméstica infantil, formação de professores e gênero e sexualidade. E-mail: auricelia.aguiar@discente.ufma.br. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3716345072403447. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1134-5480

Dimas dos Reis Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Serviço Social e Mestrado em História, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Franca. Atualmente é docente na Coordenação de Ciências Humanas (Habilitação em História) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Pinheiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE) – Mestrado Profissional em Educação e Práticas Educativas, UFMA- Campus de Imperatriz. Áreas de estudo: História Geral, História do Brasil, História da Morte, Arte Cemiterial, Políticas Públicas e Poder Local. E-mail: dimas.ribeiro@ufma.br. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5918120268518866

Francisco de Assis Carvalho de Almada, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília (UNESP). Professor Adjunto III da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e professor Adjunto I da UFMA e também professor permanente do  Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE) – Mestrado Profissional em Educação e Práticas Educativas, UFMA- Campus de Imperatriz. Líder do grupo de estudos e pesquisas “Estudos Marxistas em Educação e Psicologia”. E-mail: francisco.almada@ufma.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1114-8070.

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Publicado

2025-04-07 — Atualizado em 2025-04-09

Como Citar

SILVA, Auricelia de Aguiar; RIBEIRO, Dimas dos Reis; ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de.
O papel do/a professor/a reflexivo/a diante da representação da violência de gênero e sexualidade no ambiente escolar
. Revista Humanidades & Educação, v. 6, p. e–062406, 9 Abr 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/25251. Acesso em: 27 jun 2025.

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Artigos