Processo seletivo no Instituto Federal de Brasília

análise do sorteio como política inclusiva

Autores

Palavras-chave:

Processo Seletivo, IFB, Sorteio, Democratização , Inclusão

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em 2023 no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Brasília. Tem-se como objetivo analisar o sorteio público como política inclusiva no IFB Campus Gama no curso técnico integrado Proeja, investigando como essa estratégia foi inserida ao longo do tempo, comparando-a a outros modelos de seleção em institutos federais. Seguiu-se uma abordagem mista de dados qualitativos e quantitativos, com pesquisa documental e bibliográfica com base em leis da política de inclusão e acesso na rede federal de educação profissional e tecnológica no contexto dos processos seletivos e nos documentos institucionais do Instituto Federal de Brasília. O lócus da pesquisa foi o IFB Campus Gama e levantaram-se dados junto aos atores da comissão de processo seletivo por meio de questionário e de entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que atualmente o IFB assegura 60% das vagas para atendimento a políticas de ações afirmativas legais, sendo um percentual acima do obrigatório. Verificou-se que nos últimos cinco anos (2019 a 2023), houve queda no número de matrículas e existência de vagas ociosas após as chamadas regulares, referente ao curso técnico integrado Proeja do Campus Gama, apontando para a necessidade de a instituição qualificar os procedimentos de divulgação das especificidades do processo de ingresso. Os processos seletivos ainda seguem uma tendência meritocrática na aplicação de provas, contudo a política de acesso e ingresso aos cursos técnicos do IFB via sorteio prevê ações afirmativas, além de ser vista como forma justa e democrática. 

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Biografia do Autor

Francisco Alcione Afonso da Silva, Instituto Federal de Brasília IFB

Licenciado em Pedagogia-UEG. Mestrando do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT/ IFB- Campus Brasília.

Rodrigo Soares Guimarães Rodrigues, Instituto Federal de Brasilia (IFB)

Pedagogo-UnB, Mestre em Educação-UCB, Doutor em Educação-UFG, Pós-doutor em Educação UnB.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

ALCIONE AFONSO DA SILVA, Francisco; RODRIGUES, Rodrigo Soares Guimarães.
Processo seletivo no Instituto Federal de Brasília: análise do sorteio como política inclusiva
. Revista Humanidades & Educação, p. e–072501, 8 Jul 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/25571. Acesso em: 16 ago 2025.

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Artigos