REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DO SER SOCIAL NA EJA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n7.2022.9Palabras clave:
Educação, Estágio, LicenciaturaResumen
Neste artigo, ponderamos sobre algumas questões elementares da formação do ser social docente e discente na Educação de Jovens e Adultos. No caso docente, usando como fonte elementos da experiência de estágio de licenciandos em Pedagogia, reflexionamos sobre as condições de trabalho e os percalços do futuro docente. No caso discente, refletimos sobre o trabalho com alunos da EJA diante do cotidiano político, econômico e social brasileiro, contexto que induz o adiamento da alfabetização de milhões de cidadãos. Para tanto, por meio de notas teóricas proveniente de intelectuais que debatem a temática da Educação de Jovens Adultos, ponderamos sobre a formação do ser social na EJA por meio da realidade conjuntural brasileira e ontológica dos sujeitos envolvidos – docentes e discentes.
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (VI CONFINTEA), Brasília: MEC; Goiânia: FUNAPE/UFG, 2009.
FARGONI, E. H. E.; ZACARIAS, M. A experiência empírica na educação infantil: novas perspectivas em sala de aula. Cadernos da Pedagogia, v. 13, n. 26, p. 128-136, out/dez 2019.
FARGONI, E. H. E.; ZACARIAS, M. A ciência na anticiência: notas epistemológicas em Bachelard, Fourez e Habermas. Cadernos da Pedagogia, v. 15, n. 32, p. 174-184, mai-ago, 2021.
FREIRE, P. A importância do Ato de Ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 40º ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
FONSECA, M. C. F. R. Educação Matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.
GADOTTI, M. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. In: LINHARES, Célia; TRINDADE, Maria. Compartilhando o mundo com Paulo Freire. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Edição Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação. N. 14, Mai/Jun/Jul/Ago, 2000.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: analfabetismo 2017. Rio de Janeiro, 2017.
MOYSÉS, L. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus, 2001.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de Conhecimento e aprendizagem. XXII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1999. Disponível em: http://forumeja.org.br/node/589. Acesso em: out. 2022.
PERES, T. C.; FREITAS, R. A. M. M. Ensino Desenvolvimental: uma alternativa para a educação matemática. Poiésis – Revista do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão, Volume Especial, p. 10-28, Jan/Jun 2014.
PIMENTA, S. G. L.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, M. A. A Educação Matemática na alfabetização de Jovens e Adultos: formação de alfabetizadores. Universidade Católica de Brasília, 2005.
SILVA JR, J. R.; FARGONI, E. H. E. Future-se: o ultimato na universidade estatal brasileira. Educ. Soc., Campinas, v. 41, 2020.
VYGOTSKY, Lev Semiónovich. Formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.