ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

distanciamentos e aproximações

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.7

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Formação de Professores de inglês, Estágio Supervisionado, Ensino Remoto Emergencial

Abstract

O presente trabalho é um recorte da pesquisa de dissertação de Mestrado que buscou compreender as percepções de licenciandos em inglês sobre o Estágio Supervisionado (ES) na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE), uma experiência de ensino e aprendizagem de caráter emergencial e sem precedentes que causou demandas e criou desafios inesperados tanto para professores quanto para alunos. Investigamos as percepções desses estagiários partindo da compreensão de que é possível refletir, de forma dialógica (CELANI, 2008), sobre teoria e prática docente nesses espaços de formação, especialmente no ES, lugar propício para a interlocução mútua entre formadores, estagiários e professores colaboradores (GIMENEZ; PEREIRA, 2007). Os estagiários relataram que, apesar de uma maior interação com os professores supervisores na modalidade remota, o pouco contato com os alunos das escolas é preocupante.

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Biografia autore

Maria Augusta de Matos Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG. mariaazcm@gmail.com;

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Pubblicato

2023-08-21

Come citare

CRUZ, Maria Augusta de Matos.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: distanciamentos e aproximações
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 8, p. 79–93, 21 ago. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/20694. Acesso em: 16 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê