LEITURA DO MUNDO E LITERATURA INFANTIL
vivências de estágio curricular com crianças bem pequenas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.8Parole chiave:
Estágio curricular supervisionado, Educação Infantil, Literatura Infantil, Leitura do MundoAbstract
O artigo resulta da experiência de estágio supervisionado em Educação Infantil, realizado por meio do diálogo entre uma universidade e uma creche, ambas públicas, em Fortaleza, Ceará, no segundo semestre letivo de 2022. Tem como objetivos discutir a importância da literatura infantil no processo de conhecimento do mundo, que as crianças pequenas constroem em sua apropriação da função social da escrita, assim como ratificar a importância investigativa do estágio curricular na formação inicial de professores para a Educação Infantil. Ancorase teoricamente em Paulo Freire, em sua defesa de que, antes da leitura da palavra, há que se empreender a leitura do mundo; na abordagem de Reggio Emilia, no que tange à pedagogia de projetos, assim como em autores de referência na relação criança e literatura infantil. Concluise que o projeto desenvolvido com as crianças durante o estágio, ampliou sua curiosidade pela leitura, despertando a correlação escrita, leitura e cotidiano. Para os (as) acadêmicos do curso de Pedagogia, que vivenciaram a experiência do estágio, este se mostrou um conduto de pesquisa e produção de sentidos intersubjetivos sobre docência em Educação Infantil.
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