DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM MATEMÁTICA NA PANDEMIA
uma análise a partir do Estado da Arte
DOI:
https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.5Palavras-chave:
Estágio Supervisionado Obrigatório, Pandemia, Formação Inicial, Tecnologias da EducaçãoResumo
O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é um componente essencial dos cursos de Licenciatura, que se configura como um ato educativo-formativo desenvolvido em ambiente escolar. Esse estágio abrange da observação à prática no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Neste estudo, foi realizada uma abordagem metodológica que incluiu pesquisa documental e de campo, bem como uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), do tipo Estado da Arte (ENS; ROMANOWSKI, 2006). Foram analisados artigos científicos depositados na plataforma dos periódicos da Capes no período de 2020 a 2022, com o objetivo de identificar lacunas e possibilidades geradas pelo Estágio Supervisionado Obrigatório na Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação do Piauí (FPI), considerando as vivências do 9º período durante a pandemia de Covid- 19. Os resultados apontaram desafios enfrentados pelos participantes da pesquisa durante a conclusão do estágio e a necessidade de repensar a formação de professores(as), adotando estratégias pedagógicas e tecnologias digitais para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, interativo e significativo. Essas reflexões são fundamentais para pensar nas novas perspectivas para a formação de professores(as) no futuro, sobretudo em se tratando do contexto das novas tecnologias
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