Desafios e perspectivas atuais na formação docente: revisitando os escritos de Freire (1996), Libâneo (1998) e Perrenoud (2000)

Autores

  • Josélia Gomes Neves Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e25725%20

Palavras-chave:

Educação crítica, Formação docente, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Em um mundo capitalista cada vez mais globalizado, digital, consumista e excludente, a educação crítica é interpelada para assegurar processos formativos docentes de qualidade, mediante a construção de reciprocidades entre educar, aprender e ensinar tendo por referência os desafios postos pela prática social e o mundo do trabalho. Esses elementos mobilizaram o presente artigo que tem a finalidade de apresentar uma reflexão a respeito das exigências para a formação docente no século XXI a partir da retomada das contribuições teóricas de Freire (1996), Libâneo (1998) e Perrenoud (2000), por meio da pesquisa bibliográfica. Foi possível observar que parte significativa dessas análises seguem relevantes para a interpretação das demandas colocadas para a formação de professores e professoras na atualidade. A retomada dos textos citados possibilitou compreender, dentre outros aspectos, que a formação docente desse século exige docências reflexivas que pensem sobre o que fazem, que se apropriemdos recursos tecnológicos, que assumama responsabilidade pelo seu desenvolvimento profissionaldado à dinamicidade do próprio conhecimento e que lutem para assegurar suas participações na implementação das políticas educativas. A releitura dos referidos textos, é relevante na medida que possibilita a oportunidade de fazer um balanço pedagógico do que foi feito, daquilo que ainda não foi possível realizar e a identificação das novas demandas que têm surgido.  

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Biografia do Autor

Josélia Gomes Neves, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar. Docente na Universidade Federal de Rondônia – Campus Urupá de Ji-Paraná. Professora do Curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA).

 

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Publicado

2025-04-10

Como Citar

NEVES, Josélia Gomes.
Desafios e perspectivas atuais na formação docente: revisitando os escritos de Freire (1996), Libâneo (1998) e Perrenoud (2000)
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, p. 1–22, 10 Abr 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/25725. Acesso em: 16 ago 2025.

Edição

Seção

Artigos