SEJAM BEM-VINDOS A UNIVERSIDADE! CONTRIBUIÇÕES DA LIGA ACADÊMICA DO ENSINO DE QUÍMICA PARA A APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A COMUNIDADE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n14.2024.23

Abstract

As atividades de extensão são fundamentais para estreitar os laços entre a universidade e a comunidade. Nesse sentido, esse artigo visa relatar as contribuições da liga acadêmica do ensino de química (LAEQ) da Universidade Federal do Amazonas para a aproximação da comunidade com a universidade. A execução do projeto foi por meio da recepção de discentes do Ensino Médio da cidade de Coari-Amazonas promovendo atividades de visita técnica, palestras, atividades experimentais e lúdicas. Verificou-se que os alunos das escolas puderam conhecer as formas de ingresso na universidade, conhecer o espaço físico, realizar práticas experimentais e lúdicas nos laboratórios e sentiram-se motivados em fazer uma graduação pública. Além disso, como atividade de extensão, os acadêmicos participantes conseguiram ter uma experiência como futuros docentes, aplicando os conhecimentos científicos teóricos com a prática e puderam interagir com a comunidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010), em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008) e em licenciatura em química pela Universidade Única (2022). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas. É bolsista de produtividade da FAPEAM em CTI . Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA), Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas(NESPA) e Bioprocessos Avançados na Química de Produtos Naturais para o Desenvolvimento Nacional pela Biodiversidade (ABC-NP). Atua nas áreas de Química de Produtos Naturais, frutas Amazônicas, caracterização química de substâncias fenólicas e desenvolvimento de biotecnologias aplicadas a saúde das populações Amazônicas. Atua no desenvolvimento e fortalecimento da bioeconomia e extrativismo, desenvolvimento sustentável e cadeias produtivas dos recursos naturais Amazônicos, principalmente relacionada ao açaí. Realiza projetos de Pesquisa e Extensão relacionadas ao Ensino de Química com projetos de intervenção utilizando práticas experimentais e valorização de saberes tradicionais. Professora no Mestrado Profissional em Ensino de Física - pólo UFAM ICET/ISB.

Lucas dos Santos Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Licenciatura em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas. 

References

ARAÚJO BERTULINO, T. .; DA SILVA PEREIRA, A. V. .; LIMA COUTO, M. C. .; DE COUTO PEIXOTO, T. R. . O Instagram como ferramenta de comunicação e integração entre universidade e comunidade no projeto pro mente. Revista de Extensão da Universidade de Pernambuco - REUPE, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 19–29, 2021. DOI: 10.56148/2675-2328reupe.v5n1.230.pp19-29. Disponível em: https://www.revistaextensao.upe.br/index.php/reupe/article/view/230. Acesso em: 17 maio. 2024.

COELHO, G. C. O papel pedagógico da extensão universitária. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 11–24, 2015. DOI: 10.14393/REE-v13n22014_art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/26682. Acesso em: 17 maio. 2024.

DE PAULA, J. A. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2000.

DORIGO, A.; ANJOS, A.; MARCATO, A. C.; PIRES, D.; GONÇALVES, L.; ANHOLETO, L.; CHOLAK, L.; RAMALHO, M.; BORBA, R.; ORTELANI, M.; MELLO, D. Projeto Primeiros Passos na Ciência: Rompendo barreiras sociais e estreitando laços entre a comunidade acadêmica e o Ensino Médio público. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 11, n. 1, p. 47-59, 13 mar. 2020. https://doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i1.10768

FERREIRA, D. S.; GARRETO, M. S. E. Potencialidade da extensão universitária na formação docente. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 6, n. 10, p. 24–42, 19 Out 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/21735 Acesso em: 17 mai 2024.

LEITE, L.; RODRIGUES, A.; LIMA, M. S.; MOURA, F. N.; FIRMINO, N.; DO NASCIMENTO, F.; CASTRO, E.; ARAGÃO, F. O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 11, n. 2, p. 177-188, 7 jul. 2020. https://doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i2.11429

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, H. G. N. et al . O papel social da Universidade mediante integração ensino-serviço-comunidade no Brasil: revisão sistemática e metassíntese. Linhas Críticas, Brasília , v. 26, e31262, jan. 2020 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312020000100107&lng=pt&nrm=iso . acessos em 20 maio 2024. Epub 29-Jul-2020. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31262.

SILVA, W. P. Extensão Universitária: Um conceito em Construção. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 11, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491. Acesso em: 17 maio. 2024. https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22491

SILVEIRA, J. T.; ROCHA, J. B. T.. Produção científica sobre estratégias didáticas utilizadas no ensino de Bioquímica: uma revisão sistemática. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 14, n. 3, p. 7-21, 2016.

SOUZA, E. V. et al. as redes sociais aliadas à extensão universitária e sua contribuição na qualificação educacional. Expressa extensão, v. 27, n. 1, p. 47-62, 2022.

VALADÃO , E. B.; BRAGA, J. C. S. A função social da Universidade Pública para a comunidade do Sudeste do Tocantins e Nordeste goiano. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 06–24, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14493 Acesso em: 20 maio. 2024.

YAMAGUCHI, K. K. de L. Liga acadêmica “o ensino de química no contexto amazônico”: interface entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, [S. l.], n. 14, p. 87–95, 2021. Disponível em: https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/2976 Acesso em: 12 maio. 2023.

Published

2024-11-17

How to Cite

YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; RODRIGUES, Lucas dos Santos.
SEJAM BEM-VINDOS A UNIVERSIDADE! CONTRIBUIÇÕES DA LIGA ACADÊMICA DO ENSINO DE QUÍMICA PARA A APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A COMUNIDADE
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 14, p. 130–147, 17 Nov. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/23577. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiências