AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DO ENSINO DE FÍSICA (PARA O ENSINO MÉDIO E NOVO ENSINO MÉDIO) NO CONTEXTO PÓS PANDEMIA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n12.2024.1

Parole chiave:

Física, Desafios de aprendizagem, pós pandemia

Abstract

Quase dois anos após o fechamento total ou parcial das escolas devido ao distanciamento social imposto pela Covid-19, a grande pergunta que os professores fazem agora é qual o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos. Este estudo tem como objetivo analisar os desafios e dificuldades do ensino de física no ensino médio por meio de deficiências na concepção e aprendizado de matemática e português devido ao ensino inadequado durante a pandemia. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, onde foram utilizadas as bases de dados do Google Acadêmico e Capes. Concluiu-se que que os desafios educacionais impostos pela pandemia de COVID-19 tiveram um grande impacto no processo de ensino de física, sendo de suma importância identificar as áreas do conhecimento em que os alunos têm maior dificuldade e, assim, planejar as intervenções instrucionais desenvolvidas ao longo do curso de física.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Renata Morri Perroni Abud, Universidade de Araraquara

Possui licenciatura plena em Física polivalente em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é professora de Matemática e Física do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Sandra Imaculada Maintinguer, Instituto de Pesquisa em Bioenergia - Lab Central - Unesp - Rio Claro

Coordenador do Laboratório de Biossistemas para Bioenergia do IPBEN - Instituto de Pesquisa em Bioenergia - Lab Central - Unesp - Rio Claro. Possui graduação em Ecologia pela UNESP - Rio Claro - SP, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP Universidade de São Paulo, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Biotecnologia. Pesquisadora credenciada no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANP (Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis) e membro integrante da Rede Latino-Americana do Biohidrogênio composta por pesquisadores do Brasil, México, Uruguai e Chile. Tem experiência na área de Bioenergia, com ênfase em Biotecnologia, Microbiologia de anaeróbios e Biologia Molecular atuando principalmente nos seguintes temas: geração de energia do hidrogênio e metano, processos biológicos do sistema de tratamento de efluentes, consórcios de arquéias metanogênicas, bactérias anaeróbias fermentativas e fototróficas produtoras de hidrogênio, degradação biológica de compostos orgânicos e tóxicos.

Riferimenti bibliografici

ALCÂNTARA, Wiara et al. Escola e cultura escolar durante e pós-pandemia: Caminhos para reflexão. Prometeica-Revista de Filosofía y Ciencias, n. 24, p. 169-181, 2022

ALMEIDA, L. Ensino e aprendizagem de física: percepções de estudantes e professores. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ciência, Tecnologia e Educação, Faculdade Vale do Cricar, São Mateus – ES. Disponível em: https://repositorio.ivc.br/bitstream/handle/123456789/998/Lucas%20Marques%20de%20Almeida.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acessado em: 20 abr. 23

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –INEP. Resultados Finais do SAEB 2019. Brasília: SAEB, 2021. Disponível em: 7 http://saresp.fde.sp.gov.br/boletim/2021/RedeEstadual/1/2021_RE_016160_1.pdf Acessado em: 20 abr. 23

BURGESS, S.; SIEVERTSEN, H. H. Schools, skills, and learning: The impact of COVID-19 on education. VOX CEPR Policy Portal [01/04/2020]. Disponível em: https://cepr.org/voxeu/columns/schools-skills-and-learning-impact-covid-19-education. Acessado em: 20 abr. 23

CALEJON, L.M.C.; DE SANTANA BRITO, A. Entre a pandemia e o pandemônio: uma reflexão no campo da educação. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 25, n. 2, jul-dez, p. 291-311, 2020.

DE FREITAS, Tárico Barbosa; CABRAL, Stênio Cavalier; JUNIOR, Sérgio Antônio Brum. Ensino de física em tempos de pandemia: a utilização do applet “forças e movimento”, da plataforma phet interactive simulation, como ferramenta metodológica. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. e220101522796-e220101522796, 2021.

DIAS, Érika. A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 29, p. 565-573, 2021.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 28, p. 545-554, 2020.

GOIS, Raylan César P.; RAMOS, Antonio F. Percepção dos acadêmicos de Física acerca do ensino remoto na pandemia da Covid-19. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, v. 7, p. 1-16, 2021.

MINTO, Lalo Watanabe. A pandemia na educação. RTPS-Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. 139-154, 2021.

OPAS/OMS BRASIL. Folha informativa - Depressão. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5635:folha-informativa-depressao&Itemid=1095. Acesso em: 27 jul 2022.

PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Elvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Observatório Socioeconômico Da Covid-19 (Ose), v. 9, 2020.

PEDROZA, G; DIETZ, K. A PRÁTICA DE ENSINO DE ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. revista.ufrr.br, v. 2, n. 6, p. 103–112, 2020.

PEREIRA, M.M.T.; GOUVEIA, M.A.C.; FERREIRA, S. Pandemia e ensino remoto: a defasagem na aprendizagem de matemática no ensino médio. Anais do CIET: CIESUD: 2022, 2022.

PEREIRA, N.V. et al. História da Física: uma proposta de ensino a partir da evolução de suas ideias. Society and Development, v. 4, n.4, p. 251-269, 2017.

PICANÇO, Lucas Teixeira; DE ANDRADE NETO, Agostinho Serrano; GELLER, Marlise. Desafios, adversidades e lições para o ensino de Física para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19. Revista Educação Especial, v. 36, n. 1, p. e24/1-24, 2023.

PRAXEDES, J M O. O estudo da física no ensino fundamental ii: iniciação ao conhecimento científico e dificuldades enfrentadas para sua inserção. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16437. Acesso em: 27 jul 2022.

ROCHA, D.F. da S.S. et al. Diagnóstico de dificuldades de ensino-aprendizagem de Física no Ensino Fundamental e Médio e implicações das competências e habilidades das novas diretrizes. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e239101421980-e239101421980, 2021.

ROSA, S B. O método de melhoria de resultados na agenda da rede pública estadual paulista: a lógica gerencial na definição da qualidade educacional. 2021. 328 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32670 Acesso em: 27 jul 2022.

SARTORI, É.G. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no Programa de Ensino Integral (PEI): A percepção de professores de uma escola estadual em Sorocaba-SP. 2023.

SENHORAS, E. CORONAVÍRUS E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DOS IMPACTOS ASSIMÉTRICOS. Revista.UFRR.BR, v. 2, n. 5, p. 128–136, 2020.

SILVA, L.R. da. Os impactos da pandemia de covid-19 no desenvolvimento infantil: possibilidades de atuação do psicopedagogo. 2022. 19 f. Artigo – Curso de Psicopedagogia, Centro Universitário Internacional UNINTER. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/1046/OSIMPA~1.PDF?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 27 jul 2022.

SOARES. M. I. D. As dificuldades encontradas para se ministrar aulas remotas de Física para alunos de escola pública devido a pandemia do Covid-19. 2021. 45 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021 Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57840 Acesso em: 27 jul 2022.

Pubblicato

2024-06-12

Come citare

ABUD, Renata Morri Perroni; MAINTINGUER, Sandra Imaculada.
AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DO ENSINO DE FÍSICA (PARA O ENSINO MÉDIO E NOVO ENSINO MÉDIO) NO CONTEXTO PÓS PANDEMIA
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 12, p. 4–20, 12 giu. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/23235. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos